plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
SURPREENDENTE

Botos são flagrados brincando com sucuri na Amazônia

No ano passado, pesquisadores foram surpreendidos com uma cena inusitada enquanto faziam uma expedição para documentar a biodiversidade do rio Tijamuche, na Amazônia Boliviana

Imagem ilustrativa da notícia Botos são flagrados brincando com sucuri na Amazônia camera Os botos foram flagrados por cientistas enquanto "brincavam" com sucuri em rio da Amazônia | (Divulgação)

Quem nunca escutou as histórias sobre a lenda do boto cor-de-rosa, mas um relato que até parece fictício foi registrado e virou tema de um artigo científico na publicação internacional Ecology, Instituto de Biociência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que tem o seu autor principal o pesquisador brasileiro Omar Entiauspe Neto.

No ano passado, pesquisadores foram surpreendidos com uma cena inusitada enquanto faziam uma expedição para documentar a biodiversidade do rio Tijamuche, na Amazônia Boliviana.

Luto: morre Januário, gato que foi confundido com bolo

Os investigadores se depararam com um grupo de botos-cor-rosas, que são muito raros serem vistos com a cabeça fora da água. Para a surpresa dos pesquisadores, os animais estavam brincando com uma cobra. O flagrante inusitado acabou virando tema de um artigo científico na publicação internacional Ecology, Instituto de Biociência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Durante o flagrante, parecia evidente que os botos estavam apenas brincando com a sucuri, ao invés de tentar comê-la. Os pesquisadores acreditam que a serpente estava morta, porque ela permanecia imóvel.

Sucuri gigante é capturada após devorar cachorro

Esse comportamento divertido dos amimais é comum na ciência. No entanto, no artigo os autores discutem outras possibilidades, como a própria predação da sucuri ou ainda o comportamento relacionado com a interação social e sexual entre os indivíduos do grupo, já que foi observada a excitação de um dos adultos.

Segundo os pesquisadores. "Havia botos juvenis na cena e parecia que os adultos estavam exibindo a cobra para eles", relatam.

A sucuri-da-bolívia é um predador de topo de cadeia e pode atingir até 4 metros de comprimento e pesa 50 kg. É uma espécie que se alimenta de peixes, aves e pequenos roedores.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias