Em todo o mundo, existem pessoas ávidas por artefatos e relíquias históricas, dispostas a pagar quantias absurdas por peças antigas e que, normalmente, possuiriam valores irrisórios.
Um leilão realizado nos EUA viralizou e gerou revolta após uma calça jeans da marca Levi's, datada de 1880, ser arrematada por US$ 87 mil, que, na conversão direta para o real, valeria cerca de R$ 457 mil.
Veja também:
Jeffrey Dahmer: Óculos do serial Killer é posto à venda
Homem condenado por ir pelado à delegacia vai nu ao tribunal
No entanto, um fato que chamou a atenção na peça foi a gravura de uma etiqueta da marca, que, na época, usava o slogan de teor racista "O único tipo feito pelo Trabalho Branco".
Em entrevista ao "Wall Street Journal", um porta-voz da Levi's afirmou que a empresa utilizou o slogan racista por um tempo após a introdução da Lei de Exclusão Chinesa em 1882, que impedia a entrada de trabalhadores chineses nos Estados Unidos. Ele informou ainda que a Levi's deixou de usar o slogan na década seguinte, de 1890.
A calça jeans foi encontrada em uma mina abandonada. Os compradores do item histórico, Kyle Hautner, de 23 anos, e Zip Stevenson, experiente no mercado de jeans vintage, arremataram a peça com uma contribuição financeira de cada um.
VEJA FOTOS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar