Atenção, garotada, quando o papai e a mamãe ameaçar que vocês não ganharão presentes do Papai Noel, caso não tenham um bom comportamento ao longo do ano, eles podem não estar mentindo. Pelo menos, é que se cultiva em alguns países da Europa.
Por lá, é uma versão maligna do "bom velhinho" que visita as crianças desobedientes e danadas: o Krampus. Ao invés de presentes, este ser dá chicotadas na molecada e nos casos mais sérios pode chegar a devorar meninos e meninas que desrespeitam aos pais.
Paraense e marido estão desaparecidos em São Paulo
Ele é descrito nas histórias como uma figura bestial, sendo metade cabra (tem chifres, por exemplo) e metade demônio.
Sobre a lenda
Na Áustria, onde a lenda é muito conhecida, o anti-Papai Noel tem uma festa pagã. Todo início de dezembro, pessoas se fantasiam como Krampus, colocam roupas que imitam pele de animais e chifres e tomam as ruas da cidade.
Algumas levam correntes e sinos para fazer barulho — seria dessa maneira que o monstro avisava que estava chegando. Elas saem assustando crianças e adultos.
Paraense diz que atentado a bomba provocaria estado de sítio
Essa noite do Krampus geralmente ocorre em 5 de dezembro, véspera do dia de São Nicolau, santo que é inspiração para a figura do Papai Noel.
Essa festa também é realizada na Baviera, na Alemanha, em vilarejos do norte da Itália e também em Washington e Chicago, nos Estados Unidos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar