plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TOCANTINS

Justiça manda e oficial vai a cemitério tentar intimar morto

O oficial disse que chamou duas ou três vezes pelo nome e até pelo apelido da vítima. Ao fim, confirmou o esperado: "que o intimando encontra-se mesmo 'morto'".

Imagem ilustrativa da notícia Justiça manda e oficial vai a cemitério tentar intimar morto camera Divulgação

No Judiciário tocantinense, um incidente peculiar ocorreu recentemente: um oficial de Justiça foi enviado a um cemitério para intimar um homem que havia sido vítima de latrocínio. Segundo o oficial, ele tentou chamar a vítima pelo nome e até pelo apelido algumas vezes, mas não obteve resposta. Concluiu, então, que o indivíduo estava realmente "morto". Diante dessa situação, a intimação foi deixada de lado.

O latrocínio em questão ocorreu em 29 de abril de 2022, por volta das 22h, na cidade de Dueré, no sul do Estado. Na ocasião, dois homens invadiram a casa da vítima, usando uma faca para cometer o crime. Eles mataram o homem com o objetivo de roubar um celular, uma televisão, uma motocicleta e a quantia de R$ 900 em dinheiro.

Quer mais notícias curiosas? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Em 26 de setembro deste ano, um dos réus envolvidos no crime foi condenado pelo juiz de Direito Baldur Rocha Giovannini, da 1ª vara Criminal de Gurupi/TO, a uma pena de 21 anos de prisão.

O QUE DIZ O DOCUMENTO

"Intime-se pessoalmente a vítima, e caso este seja falecida, intime-se o CADE (cônjuge, ascendente, descendente ou irmão) para que, querendo, execute perante o Juízo Cível, o dispositivo da sentença que condenou o acusado ao pagamento da indenização mínima, no valor de 100 (cem) salários mínimos. Intime-se a vítima (caso houver) da referida sentença, por força do art. 201, §2º, do CPP."

Após o julgamento, foi assinado eletronicamente um mandado para cumprimento da intimação em nome da vítima, conforme mostra o texto:

"[...] Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Gurupi/TO, no uso de suas atribuições legais, MANDA ao Oficial de Justiça ou a quem este for distribuído, que proceda à: INTIMAÇÃO da vítima (...), brasileiro, solteiro, nascido aos 08/08/1954, natural de Grajaú-MA [...]. FINALIDADE: Intimar do inteiro teor da sentença [...]"

Pouco tempo depois, no dia 4 de outubro, o oficial de justiça Cácio Antônio atestou que foi ao endereço da vítima - o cemitério - e confirmou que o intimando encontra-se mesmo "morto".

E AGORA?

Em nota, o TJ/TO informou que de acordo com o juiz, "não foi expedido nenhum mandado de intimação para pessoa morta" e que "a atitude do oficial de justiça deverá ser apurada por órgão competente". Eis trecho do novo despacho:

Considerando a certidão do Oficial de Justiça acostado ao evento 88;

Considerando que a sentença acostada ao evento 84 foi explícita em determinar a intimação da vítima, se houvesse, ou o CADE (cônjuge, ascendente, descendente ou irmão) para que, querendo, execute perante o Juízo Cível, o dispositivo da sentença que condenou o acusado ao pagamento da indenização mínima;

Considerando que não tem nenhuma decisão para o oficial de justiça intimar ninguém morto em cemitério e que isto não é de praxe no Judiciário;

Considerando a ampla divulgação da referida certidão, que trouxe claro desconforto para este juízo;

Considerando ainda que a conduta correta seria de, no máximo, ter ido ao cartório e ter pegado segunda via da certidão de óbito e no mínimo intimar o CADE (cônjuge, ascendente, descendente ou irmão, conforme determinado;

Determino que seja oficiada a Corregedoria e a Diretoria local do Fórum, através do sistema SEI, com fim de averiguar a conduta do oficial de justiça CÁCIO ANTÔNIO DE OLIVEIRA, tomando as providências legais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias