Cientistas norte-americanos estão examinando de perto uma espécie de formiga da Flórida que decora seu ninho com os crânios de outras formigas que ela matou. Como se isso não fosse macabro o suficiente, eles descobriram ainda que a formiga mata seus inimigos, os imitando, e, em seguida, os pulverizando com ácido. Um estudo sobre a descoberta bizarra foi publicado na revista Insectes Sociaux.

Chamada de Formica Archboldi, a formiga tem sido objeto de estudo há mais de 60 anos. Seu habitat é restrito ao sudeste dos Estados Unidos e é encontrada principalmente na Flórida e em partes do Alabama e da Geórgia.

Conteúdos relacionados:

Durante o estudo, os pesquisadores notaram que os ninhos desses insetos estavam cheios de cabeças decapitadas de formigas Odontomachus, que são conhecidas por serem predadoras temíveis.

Os cientistas concluíram que as formigas imitam quimicamente as Odontomachus ao fazer uma camada de cera que cobre a superfície da formiga da mesma forma que a cera que cobre a presa. Depois, elas pulveriza a adversária com ácido fórmico para imobilizá-la, a arrastando para o ninho e, em seguida, desmembrando seu corpo.

Quer mais notícias internacionais? Acesse nosso canal no WhatsApp

Em entrevista à Newsweek, o pesquisador Adrian Smith, disse que algumas formigas têm pilhas de lixo em seus ninhos, enquanto outras descartam esse resto para fora.

“Normalmente, essas espécies usam o mimetismo químico para evitar a detecção e agressão de suas espécies-alvo”, disse ele. “É possível que este exemplo de mimetismo químico ainda seja útil para evitar o ataque das Odontomachus.”

A formiga coletora de crânios da Flórida, Formica archboldi, próxima a partes do corpo de uma formiga-mandíbula.
📷 A formiga coletora de crânios da Flórida, Formica archboldi, próxima a partes do corpo de uma formiga-mandíbula. |ADRIANO SMITH

O especialista não estabeleceu uma ligação entre o mimetismo químico, uma característica evolutiva que apresenta sinais em comum com o predador ou com a presa a fim de se proteger ou atacar o outro ser vivo, e o comportamento predatório da formiga da Flórida.

Ele acredita que isso é uma tática associada a parasitas sociais, espécies que invadem e se aproveitam das demais.

Mais pesquisas serão necessárias para entender a relação evolutiva entre a formiga da Flórida e as formigas carnívoras “Agora a Formica Archboldi é a espécie de formiga quimicamente mais diversa que conhecemos”, afirmou Adrian Smith em um comunicado.

VEJA O VÍDEO:

MAIS ACESSADAS