Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê para gatos e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.


Exigentes, os felinos são bem seletivos na hora de comer e não aceitam qualquer coisa (e nem merecem, não é?!). Escolha sempre comidas frescas, bem lavadas e, de preferência, cozidas. Além disso, esses alimentos não podem substituir as refeições principais, ou seja: devem ser oferecidos como petiscos e com moderação. Caso você esteja pensando em substituir a ração pela alimentação natural, procure um veterinário especialista em nutrição. Somente o profissional pode indicar a necessidade, quantidade e proporção ideal.


Para te ajudar, listamos alguns alimentos que gatos podem comer. Chega mais e descubra!

Frutas que gatos podem comer

As frutas podem ser oferecidas ao gatinho sem problemas, desde que seja em poucas quantidades. Mas, nem todas são permitidas! Alguns desses alimentos podem ter uma quantidade elevada de açúcares e outras substâncias que não fazem bem à saúde dos gatos. É preciso também estar atento com as sementes e cascas: essas partes devem ser retiradas antes de oferecer aos gatinhos. Veja algumas frutas permitidas:

Melancia: rica em minerais e vitaminas A e C, a melancia é uma ótima opção para manter os gatinhos hidratados nos dias mais quentes. A fruta também ajuda a aumentar a imunidade;

Melão: assim como a melancia, o melão tem um alto poder de hidratação. É rico em vitaminas C e B6, potássio e fibras. Sementes e cascas precisam ser descartadas;

Morango: poderoso antioxidante, o morango ajuda a fortalecer a imunidade e tem função anti-inflamatória. A fruta também é rica em vitaminas A, B e C;

Maçã: fonte de vitaminas do complexo B, C e E, a maçã possui muitas fibras e componentes que previnem algumas doenças. Antes de dar ao seu gatinho, retire o talo e as sementes: essas partes possuem uma substância chamada ácido cianídrico, que pode ser tóxica aos animais;

Pera: rica em fibras e vitaminas A, B e C, a pera evita a diabetes e ajuda no funcionamento do intestino. Assim como a maçã, deve ser oferecida sem sementes e talo.


Os gatinhos também gostam de cereais

Embora as farinhas e os grãos não façam parte da alimentação natural dos gatos, a proximidade com os homens fez com que suas preferências alimentares se ampliassem com o passar do tempo. Assim, não estranhe se o seu gatinho gostar de:

Arroz. Além disso, é ideal para contribuir para a recuperação dele, caso tenha tido algum problema gastrointestinal.Massas. Dê a ele as que não tenham recheio e evite acompanhá-las com molhos que possam ter elementos nocivos para os gatos, como é o caso da cebola.Biscoitos. Mas não abuse das variedades doces.

MAIS ACESSADAS