Desde que o primeiro homem das cavernas teve a ideia de enfeitar-se com os minerais coloridos encontrados na natureza, as pedras preciosas despertam admiração e fascínio. "Como não sabiam de onde elas vinham, os homens primitivos davam às pedras um caráter esotérico, relacionado ao sol, à lua ou a fenômenos naturais"; ensina a designer de joias Patrícia Blank. Ao longo da história, diferentes culturas foram agregando significados às gemas e suas cores.
Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que colares ornados com pedras são amuletos, capazes de trazer sorte e proteger contra mau olhado, inveja e outros sentimentos negativos. "É incrível como as pessoas acreditam nesse viés espiritual, mas as pedras também podem ser usadas no tratamento de doenças", destaca Patrícia. Ela conta que a ametista; que na Idade Média era associada a forças sobrenaturais e, por isso, era uma das preferidas na fabricação de talismãs e amuletos ; também tem utilidade no quesito saúde.
PESQUISA
Embora não existam pesquisas científicas que comprovem tais crenças, há estudos informais que buscam compreender, traduzir e catalogar as sensações transmitidas pelas gemas. Um deles foi levado a cabo pelo joalheiro brasiliense Antonio Henrique Abinave durante uma viagem à Índia, há quase 20 anos. "Sempre achei interessante fazer a relação entre as pedras e o que elas simbolizam paras as pessoas", justifica. A experiência, realizada na cidade de Pune, consistia literalmente em sentir as vibrações do mineral. "Estudei com um senhor que pesquisou pedras a vida inteira", detalha Antônio. "Ele não me falava nada. Sem saber qual era a pedra, eu apenas sentava, fechava os olhos e me concentrava", diz o estudioso.
Após anotar as sensações descritas por Antonio, o tutor revelava qual era a pedra em questão. Na listagem final, os dois descreveram o que seria a energia emanada por cada uma das gemas. "A relação com as pedras tem a ver com o que a pessoa está precisando no momento", diz o joalheiro. Se o desejo é aumentar a autoconfiança, a prosperidade, a amizade e o amor, por exemplo, a turmalina é a escolha certa. Para ter proteção, calma interior e dissipar energias negativas, a indicação é procurar pingentes ou aneis enfeitados com turquesa.
Conheça as principais pedras e seus significados
Além da beleza, cada pedra tem um significado próprio. Veja algumas classificações feitas no estudo do joalheiro Antonio Henrique Abinave.
Brilhantes
Normalmente relacionados à pureza, os brilhantes representam fidelidade ; por isso são as pedras preferidas para enfeitar alianças de casamento, uma vez que simbolizam o sentimento mais elevado, o amor. "Energeticamente, eles têm muito poder e maximizam a qualidade do que se está vivendo, tanto positiva quanto negativamente", completa Antonio.
Turmalina / Rubelita
Significa transmutação emocional, autoconfiança, prosperidade, amizade e amor. Protege contra energias negativas e é muito usada para meditação. Quando a pedra tem coloração entre o rosa e o vermelho, é chamada de Rubelita.
Turquesa
É uma pedra de proteção, capaz de dissipar energias negativas e trazer calma interior.
RubiIdeal
Para quem busca motivação para atingir metas, o charmoso rubi aumenta o vigor, a abundância e a paixão pela vida. Atrai energia sexual.
Safira
É a pedra da sabedoria. Emana serenidade e alinhamento com o eu superior. Considerada protetora da saúde, era usada pelos gregos nas consultas ao Oráculo de Delfos.
Diamante
Assim como o brilhante, o melhor amigo das mulheres significa pureza e fidelidade. Traz amor e clareza para o relacionamento. Significa também abundância, novos começos e criatividade.
Esmeralda
Relacionada a inspiração e paciência, a esmeralda evoca lealdade, amizade, amor incondicional e clareza mental. É conhecida como a pedra protetora dos viajantes.
Lápis Lazuli
Na antiga Suméria, acreditava-se que a pedra continha a alma dos deuses e das deusas. É indicada para quem quer reforçar a intuição, a expressão pela palavra e a clareza. É uma pedra de proteção, que ajuda a ter segurança na tomada de decisões importantes.
Ônix
Indicada para aumentar a concentração e a proteção, é uma pedra que ajuda o autocontrole e a força. Quando usada antes de decisões complicadas, traz suporte e serenidade. Antigamente era usada como proteção contra magia negra, bruxarias e encantamentos
Ametista
É a pedra da intuição, da cura e da espiritualidade. Por ser violeta, é uma das pedras mais usadas na meditação. Ajuda a mudar energias, pensamentos e emoções negativas em positivas.
Pele de Leopardo ou Leopardita
Indicada para quem procura coragem, força de vontade e determinação, é uma pedra que acalma as energias em situações emocionais difíceis. É capaz de diluir medos, fobias e dúvidas, além de reduzir a ansiedade.
Unaquita
Usada para equilibrar o corpo e a mente, costuma ser usada por quem quer acabar com tensões ou depressões. Na Grécia e na Roma antigas, acreditava-se que a pedra tinha poder de cura e era usada como amuleto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar