plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
ESPÉCIE DESCONHECIDA

Estudante captura peixe com estranho parasita na boca

Espécie é considerada "desconhecida" pela ciência, mas popularmente chamada de "peixe-comedor-de-língua".

Imagem ilustrativa da notícia Estudante captura peixe com estranho parasita na boca camera Parasita é um crustáceo que, nos anos iniciais de vida, busca um peixe como hospedeiro | Reprodução/Facebook/Don Marx

Ahhh! A vida marinha e seus mistérios, certo? Mais certo do que isso é saber que nossos mares pouquíssimos foram explorados, prova disso foi a descoberta chocante feita por um estudante de biologia.

O jovem Don Marx, de 27 anos, descobriu na Cidade do Cabo, capital da África do Sul, um peixe com um parasita no lugar da língua. O mais surpreendente: a espécie na boca do hospedeiro ainda era desconhecida pela ciência.

O pouco que se sabe, de acordo com o próprio estudante, é que o parasita é popularmente conhecido como “peixe-comedor-de-língua”, um crustáceo que inicia a vida como macho até o momento em que dá início à simbiose. Ou seja, ele busca um peixe e entra pelas guelras, onde fica preso no animal até que tenha idade suficiente para mudar para o gênero feminino.

VEJA MAIS:

Criatura bizarra é encontrada em praia nos EUA

Vídeo mostra jovem brincando com cobra dona de picada mortal

“Ela se move para a língua, onde morde e interrompe a circulação sanguínea, fazendo com que se desintegre”, explica Marx. Dessa forma, o parasita sobrevive do sangue e da mucosa do hospedeiro, rico em nutrientes.

O estudante ressalta que o peixe não sofre nenhum outro dano, nem mesmo com a perda de sangue, além da língua decepada. “O piolho [parasita] morre quando o peixe morre, então não é vantagem evolutiva o parasita matar o hospedeiro. Portanto, para que ambas as espécies completem seus ciclos de vida, um relacionamento saudável é mantido”, explica.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias