plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EITA!

Estátua de madeira com olhos de cristal é achada no Egito

Com 4500 anos de idade, a escultura do sacerdote Ka’aper é a única do seu gênero

Imagem ilustrativa da notícia Estátua de madeira com olhos de cristal é achada no Egito camera Sacerdote Ka’aper | - Reprodução/History

Uma equipe liderada pelo arqueólogo francês Auguste Mariette fez uma descoberta impressionante no Egito. Os pesquisadores encontraram uma obra realista de 4500 anos. Esculpida em madeira e olhos de cristal de rocha, a relíquia está em ótimas condições de preservação.

De acordo com os especialistas, trata-se da imagem de Ka’aper, também conhecido como Kaaper ou Sheikh el-Balad, escriba, sacerdote e leitor egípcio. Segundo os pesquisadores, a escultura foi encontrada em uma tumba localizada na necrópole de Saqqara, ela teria sido confeccionada durante a quinta dinastia do Reino Antigo, aproximadamente no ano 2500 a.C. Atualmente, a figura de Ka’aper está junto a outras milhares de peças no Museu Egípcio do Cairo.

Sacerdote Ka’aper
📷 Sacerdote Ka’aper |- Reprodução/History

A estátua de 112 cm de altura é esculpida em madeira de sicômoro. Para os egípcios, essa árvore era considerada sagrada, sendo protegida pela deusa Hathor.

VEJA TAMBÉM!

Uma das características que mais chamam a atenção na escultura ​​são os olhos do sacerdote, feitos de cristal de rocha com borda de cobre que contrastam com a madeira.

Sacerdote Ka’aper
📷 Sacerdote Ka’aper |- Reprodução/History

Na escultura, pode-se ver Ka’aper de pé, segurando um bastão, confeccionado com o mesmo material utilizado para a estátua. Seu rosto redondo e grande barriga são símbolos de prosperidade. Os historiadores acreditam que, mesmo possuindo um papel oficial, ele não tinha um alto cargo dentro da comunidade da época.

Sacerdote Ka’aper
📷 Sacerdote Ka’aper |- Reprodução/History
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias