plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CELEBRAÇÕES

Dia de Cosme e Damião é marcado por fé e doces

A tradição das religiões de matriz africana de distribuir bombons para a criançada resiste ao tempo na capital, enquanto que devotos dos irmãos santos também ampliam doações para outras comunidades

Imagem ilustrativa da notícia Dia de Cosme e Damião é marcado por fé e doces camera No Templo de Mina Nagô de Ogum, o final de semana foi de preparação dos doces para hoje | Irene Almeida

A celebração de Cosme e Damião, considerados santos protetores das crianças, ocorre em dois dias do ano. Na igreja católica, as homenagens ocorrem no dia 26 de setembro, enquanto que nas religiões de matriz africana a celebração é todo o dia 27, em referência à festa dos erês. As comemorações aparentemente têm perdido fôlego com o passar dos anos, mas ainda há muitos devotos que resistem para que esta tradição não seja esquecida.

No Templo de Mina Nagô de Ogum, dirigido por Mãe Edna de Ogum e Pai Marcelo de Oxóssi, o final de semana foi dedicado para a preparação dos doces que serão distribuídos às crianças nesta segunda-feira. O templo funciona há 31 anos na rua da Olaria, no bairro do Guamá, e persiste para manter a tradição. “A distribuição dos doces será feita seguindo todos os protocolos de segurança, assim como ocorreu no ano passado. Vamos estar todos de máscara, utilizando álcool em gel e entregando os doces na mão de cada criança, para que não haja aglomeração”, disse Pai Marcelo.

Ele conta que nos últimos anos tem percebido uma redução significativa no número de crianças que se reúnem para receber os brindes. “Infelizmente essa tradição tem sofrido com a intolerância de algumas pessoas, mas a gente resiste, pois o que queremos mostrar é que esse costume tão bonito não é para desejar o mal para ninguém, ela tem a ver com gratidão, é uma forma de retornar tudo de bom que conquistamos pela graça de Deus e de nossos guias”, diz.

COMUNIDADE

Na avenida Conselheiro Furtado, também no bairro do Guamá, a cozinheira Nayara Rocha preparava uma programação diferenciada. Ela conta que há quatro anos distribuía doces às crianças da rua em que morava, mas que conversou com a esposa, Josiane Nóbrega, para que ambas ajudassem uma comunidade carente. “A gente se preparou para fazer uma coisa simples mesmo, contamos com a ajuda de alguns amigos, que além dos doces, também ajudaram com lanches. Acho importante manter a tradição. Nós estamos tão envolvidos com a evolução tecnológica, que acabamos esquecendo alguns costumes antigos e também de passar esses ensinamentos para as novas gerações, fora quando os festejos não esbarram no preconceito de algumas pessoas. Hoje em dia a gente quase não vê esse tipo de movimentação. O que é bem triste”, comenta.

Doações de amigos fizeram Josiane e Nayara ampliarem a distribuição a cada ano
📷 Doações de amigos fizeram Josiane e Nayara ampliarem a distribuição a cada ano |Irene Almeida

A história dos irmãos gêmeos Cosme e Damião remonta os primórdios da igreja católica. Eles nasceram na região da Ásia Menor, que corresponde à atual cidade de Egéia, na Síria, por volta do século III teriam sido médicos que exerciam a profissão de forma voluntária, não aceitando nenhum pagamento. Por serem cristãos, em uma época em que o Império Romano não aceitava o cristianismo, foram perseguidos e mortos por volta do início do século IV. O martírio, além da vida exemplar, foi o que os tornou santos.

Já no Brasil, durante a era da escravatura, os escravos africanos, pensando em uma maneira de poder cultuar seus deuses e orixás, sem serem punidos, criaram uma maneira inteligente de enganar os senhores de engenho, que era invocar seus deuses com o nome dos santos católicos. Assim, São Cosme e Damião foram classificados como Ibejis ou Erês, divindades gêmeas e infantis, em um sincretismo religioso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias