plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Por que o município marajoara se chama Curralinho?

As versões sobre a origem do nome são simples e se assemelham e estariam ligadas a mesma atividade econômica, a pecuária

Imagem ilustrativa da notícia Por que o município marajoara se chama Curralinho? camera Curralinho, cidade localizada no arquipélago do Marajó | Reprodução/Youtube

Alvo de piadas e muitos trocadilhos, o município de Curralinho, no arquipélago do Marajó, no Pará, chama atenção pelas belezas naturais e principalmente pelo nome que carrega. A origem da alcunha, no entanto, é bem diferente do que muita gente pensa.

O arquipélago do Marajó é formado por várias ilhas e sozinho compõe a maior concentração de ilhas fluviomarítimas do mundo.

Por que o município mineiro se chama Pará de Minas?

Belém - lazer, boa comida e turismo na beira do rio

Ainda neste contexto, o local se tornou adequado para a criação e adaptação de búfalos selvagens, uns dos principais símbolos da região.

Animais são um dos símbolos do Marajó
📷 Animais são um dos símbolos do Marajó |Agência Pará

Segundo relatos passados de pais para filhos, os búfalos chegaram ao Marajó após um naufrágio em rios próximos e como os animais vindos da África são exímios nadadores chegaram ao continente e ali se estabeleceram e se adaptaram sem maiores problemas, até porque o clima se assemelha ao do local de origem.

CURRALINHO

Curralinho é uma área localizada próxima a Baía do Marajó, na verdade fazendo fronteira com as águas, funcionando assim como uma última porção de terras onde os búfalos poderiam ficar.

Assim, a área se tornou um pequeno curral para os bubalinos que ficaram cercados na região. Outra versão é a de que um fazendeiro português criou uma fazenda no local fazendo pastos por ali.

Então essa é a origem do nome Curralinho, o diminutivo da palavra curral, segundo moradores e pessoas que já estiveram no local e ouviram tais relatos.

Logo que a matéria foi publicada, internautas começaram a contribuir com mais informações a respeito. A exemplo de Andrey Rodrigues que comentou:

"O município se originou de uma fazenda e dos moradores que construíram moradia ao seu redor. Os navegadores que passavam chamavam de "Curralzinho", e com o tempo se extinguiu a letra Z dando o nome de Curralinho ao Município", escreveu.

Araci Lima também segue o mesmo raciocínio:

"Diminutivo de curral em vez de currauzinho chamavam curralinho, creio que seja isso", pontuou a internauta.

MODERNIZOU

Mas para quem pensa que vai encontrar apenas búfalos e águas ao visitar Curralinho se enganou. A cidade modernizou e com um ar bem amazônico mostra suas características.

No youtube, um vídeo com um sobrevoo pela orla do município mostra bem a pacata e acolhedora cidade.

ACOMPANHE!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias