Alvo de piadas e muitos trocadilhos, o município de Curralinho, no arquipélago do Marajó, no Pará, chama atenção pelas belezas naturais e principalmente pelo nome que carrega. A origem da alcunha, no entanto, é bem diferente do que muita gente pensa.
O arquipélago do Marajó é formado por várias ilhas e sozinho compõe a maior concentração de ilhas fluviomarítimas do mundo.
Por que o município mineiro se chama Pará de Minas?
Belém - lazer, boa comida e turismo na beira do rio
Ainda neste contexto, o local se tornou adequado para a criação e adaptação de búfalos selvagens, uns dos principais símbolos da região.
Segundo relatos passados de pais para filhos, os búfalos chegaram ao Marajó após um naufrágio em rios próximos e como os animais vindos da África são exímios nadadores chegaram ao continente e ali se estabeleceram e se adaptaram sem maiores problemas, até porque o clima se assemelha ao do local de origem.
CURRALINHO
Curralinho é uma área localizada próxima a Baía do Marajó, na verdade fazendo fronteira com as águas, funcionando assim como uma última porção de terras onde os búfalos poderiam ficar.
Assim, a área se tornou um pequeno curral para os bubalinos que ficaram cercados na região. Outra versão é a de que um fazendeiro português criou uma fazenda no local fazendo pastos por ali.
Então essa é a origem do nome Curralinho, o diminutivo da palavra curral, segundo moradores e pessoas que já estiveram no local e ouviram tais relatos.
Logo que a matéria foi publicada, internautas começaram a contribuir com mais informações a respeito. A exemplo de Andrey Rodrigues que comentou:
"O município se originou de uma fazenda e dos moradores que construíram moradia ao seu redor. Os navegadores que passavam chamavam de "Curralzinho", e com o tempo se extinguiu a letra Z dando o nome de Curralinho ao Município", escreveu.
Araci Lima também segue o mesmo raciocínio:
"Diminutivo de curral em vez de currauzinho chamavam curralinho, creio que seja isso", pontuou a internauta.
MODERNIZOU
Mas para quem pensa que vai encontrar apenas búfalos e águas ao visitar Curralinho se enganou. A cidade modernizou e com um ar bem amazônico mostra suas características.
No youtube, um vídeo com um sobrevoo pela orla do município mostra bem a pacata e acolhedora cidade.
ACOMPANHE!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar