plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SUCESSO

De açougueiro a celebridade; veja a história do 'Salt Bae'

Ele é um dos chefs mais badalados do mundo e ficou conhecido através das redes sociais

Imagem ilustrativa da notícia De açougueiro a celebridade; veja a história do 'Salt Bae' camera Nurset antes da fama e atualmente, temperando o sal da forma que lhe deixou famoso | Reprodução/Instagram

Não é de hoje que a internet ajudou a criar celebridades. Com o advento das redes sociais, esse número de astros da web só aumentou. São diversas personalidades que conquistaram a fama através do Youtube, Instagram, Facebook, e outras comunidades virtuais.

Um destes nomes é o turco Nurset Görçke, mais conhecido como ‘Salt Bae’. Ele nasceu em 1983, na Turquia, e hoje é dono de uma rede de restaurantes mais caras do mundo, tendo outras celebridades como clientela. Mas o luxo nem sempre acompanhou a vida de Nurset, que veio de uma família bastante humilde, segundo ele mesmo já relatou em algumas entrevistas.

Segundo o Wall Street Journal, Nurset deixou a escola aos 5 anos de idade. Seu pai já trabalhou em minas e ele possui 5 irmãos. As informações sobre sua vida particular e família são poucas ou quase nenhuma.

Também é desconhecido como foi sua vida durante os anos seguintes, mas, aos 13 anos, Nurset se tornou aprendiz de açougueiro, dando início a uma trajetória de sucesso.

As informações são da Agro21.

HISTÓRIA

Apesar de não comentar muito sobre seu passado, ele diz que naquela época se acostumou a trabalhar pelo menos 14 horas por dia. E a rotina é mantida até hoje, segundo ele, que deixa o trabalho somente após a meia noite.

Ele também chegou a trabalhar como lavador de pratos e ajudante de cozinha em restaurantes.

O trabalho como açougueiro lhe deu bastante habilidade e ele ficou no ofício durante muitos anos. Com o passar do tempo, ele virou um grande conhecedor de carnes e aperfeiçoou suas habilidades de açougueiro. Além da forma correta de cortar carnes, aprendeu como tratar cada tipo de corte e seus acompanhamentos.

De açougueiro a celebridade; veja a história do 'Salt Bae'
📷 |

SONHO

Nurset estava aprendendo tudo sobre carnes, mas ele tinha um sonho: ter seu próprio restaurante. E começou a economizar dinheiro para realizar seu desejo.

Em 2007, ele deixou a Turquia e foi para Buenos Aires com o objetivo de conhecer ainda mais sobre carnes e churrasco. Na Argentina, a carne é um dos melhores produtos locais e tão aclamada quanto o futebol no Brasil. E Nurset admirava essa qualidade dos ‘hermanos’.

Em Buenos Aires, ele chegou a trabalhar como voluntário em vários estabelecimentos e passou a dominar a forma argentina de fazer churrasco. Além dos cortes locais, ele aprendeu o uso da parrilla, churrasqueira portenha.

Com estes conhecimentos, ele voltou a Istambul aos 27 anos e abriu seu restaurante, realizando seu grande sonho. No início, ele possuía apenas 8 mesas e uma equipe de 10 funcionários, que se revezavam.

Nurset queria um restaurante que fosse cheio de diferenciais em relação aos concorrentes. Além dele mesmo selecionar as carnes sevidas, também estabeleceu um padrão ‘premium’ para os produtos, com o objetivo de focar nas pessoas com mais poder aquisitivo.

Além da altíssima qualidade dos cortes, Nurset também agregou habilidades que aprendeu. As carnes eram servidas em tábuas de madeira, temperadas com flor de sal direto na mesa do cliente. Ele queria que cada cliente vivesse uma experiência única.

Como a Turquia é um país com problemas financeiros como o Brasil, a clientela era restrita e ele passou a receber apenas empresários, celebridades e autoridades.

De açougueiro a celebridade; veja a história do 'Salt Bae'
📷 |

SUCESSO

Uma grande ajuda que Nurset teve foi a do bilionário Ferit Sahenk, que viu no negócio do turco uma grande oportunidade e decidiu investir. O resultado foi um novo restaurante em Istambul, que fez mais sucesso que o restaurante original.

A segunda unidade era maior e mais familiar e também teve ganhou mais opções no cardápio. Além dos pratos tradicionais, o restaurante passou a servir produtos para uma clientela mais VIP: como um bife de boi folheado a ouro.

NURS-ET

Na Turquia, as casa de carne são bastante comuns, também chamadas de ‘steakhouses’. E foi nesse ramo que o turco decidiu investir criando a Nurs-Et.

O nome veio através de uma brincadeira com o nome do chef com a palavra ‘Et’, que em turco significa ‘carne’.

Atualmente, há 19 restaurantes destes espalhados pelo mundo. Além da Turquia, há filiais nos Emirados Árabes, como em Dubai e Abu Dhabi, no Qatar, nos Estados Unidos, na Grécia e, recentemente, inaugurou mais um em Londres.

SALT BAE

Nurset foi ganhando fãs e ficando famoso ao protagonizar vídeos jogando sal na carne de uma maneira diferente do convencional. Foi o que lhe fez ganhar o apelido de ‘Salt Bae’, algo como ‘Cara do Sal’, na tradução livre.

Na Turquia, cada casa de carne procura uma maneira diferente de servir os cortes. Criando uma maneira peculiar de tratar as carnes, o turco começou publicando vídeos na internet e fez sucesso. Seu perfil no Instagram possui, atualmente, 39,4 milhões de seguidores.

Além de compartilhar sua rotina, sempre estando nos seus restaurantes ao redor do mundo, ele também tem uma rotina rígida de exercícios físicos.

CLIENTES

O cardápio cheio de diferenciais, o ambiente de luxo e a forma como os cortes eram servidos fizeram do restaurante uma referência. Além da clássica forma de jogar o sal na comida, deixando escorrer pelo antebraço, cada garçom podia fazer performances na hora de servir a comida, criando uma espécie de show. E isso, além de fazer o chef ficar famoso, atraiu muitas celebridades a seus estabelecimentos.

Entre eles, astros do futebol como Ronaldo “Fenômeno”, Mbappe, Neymar e atores de Hollywood como Jason Statham e o lutador do UFC Connor McGregor, entre outros. Cada visita também é registrada e postada nas redes sociais do ‘Salt Bae’.

De açougueiro a celebridade; veja a história do 'Salt Bae'
📷 |
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias