plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
UTILIDADE PÚBLICA

Sal? Aprenda a tirar chulé dos calçados de forma simples

Com a época de chuvas torrenciais diárias, é inevitável não molhar os pés, o que provoca aquele mau cheiro insuportável. Confira dicas para se livrar desse problema!

Imagem ilustrativa da notícia Sal? Aprenda a tirar chulé dos calçados de forma simples camera Odor nos pés se intensifica em épocas de chuva | Reprodução

Seja criança, adulto, idoso, homem ou mulher, o chulé pode afetar todo mundo. Afinal, o que faz com que esse mau cheiro apareça é a transpiração, que fica ainda pior quando os pés ficam totalmente fechados, como em tênis, botas, sapatilhas, entre outros tipos de calçados.

Como não há dissipação de calor, o suor fica fermentando nas solas do pés com bactérias e fungos, o que piora ainda mais o cheiro. Por isso, é muito importante lavar os sapatos e ter uma higiene caprichada nos pés.

Aprenda uma receita rápida e fácil de salada de macarrão

Bicarbonato de sódio deixa os dentes mais brancos? Veja!

Pensando na época do inverno amazônico em que os paraenses estão vivendo, onde é mais difícil ficar com o calçado seco, listamos algumas dicas de como ficar livre deste mal de maneira simples e prática, mas muito eficiente. Confira abaixo:

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é muito eficaz contra o mau cheiro por conta do seu forte poder alcalino, que combate as bactérias. Polvilhe 2 colheres de sopa em cada pé de sapato, espalhe bem e deixe absorver o cheiro. Bata o sapato para retirar o excesso quando o cheiro tiver ido embora.

Vinagre + bicarbonato de sódio para limpar o calçado por dentro

Uma das misturas mais eficientes e poderosas que existem, o vinagre com bicarbonato de sódio é uma combinação capaz de desinfetar e tirar o mau cheiro. Por isso, uma boa dica é lavar os tênis (incluindo as palmilhas) com essa solução.

Congelar o sapato

Não tem bicarbonato de sódio em casa? Saiba que o chulé não resiste às baixas temperaturas do freezer. Coloque o calçado em uma sacola bem fechada e deixe “passar a noite” no freezer. Retire e não calce imediatamente para não danificar seu sapato.

Sal e amido de milho

Outros produtos que ajudam a criar um ambiente inóspito para as bactérias são sal e amido de milho, a famosa "Maizena", como ficou popularmente conhecido. Para isso, passe uma grande quantidade dos produtos no calçado e deixe por pelo menos 24h. Depois, limpe e veja se o mau cheiro "sumiu". Refaça o processo até a situação melhorar.

Proteja seus dados em caso de furto de celular

COMO TIRAR O CHULÉ DOS PÉS

Só lavar costuma ser bem eficiente. Mas também são necessários cuidados com os próprios pés, começando com o corte das unhas. Para garantir que o chulé foi embora, você pode fazer uma esfoliação com bicarbonato de sódio e vinagre e enxaguar bem.

Algumas medidas são muito simples e evitam o chulé. Veja quais são:

Boa higienização

Lavar bem os pés, enxaguar e secar. Estar sempre com as unhas cortadas e limpas.

Uso de talco

Seu pé tem tendência a suar? Tudo bem, é para regular a temperatura. Use um talco caseiro ou industrializado para absorver o excesso de umidade.

Uso de produtos

Cremes, sprays antissépticos e antitranspirantes estão disponíveis em vários formatos. Use sem medo.

Troca de calçados e meias

Usar o mesmo calçado (ou meias) por dias seguidos não é uma boa ideia se a intenção é evitar chulé. Lave as meias toda vez que usar e faça um rodízio de calçados.

Combate ao chulé oculto

As bactérias, mesmo que não estejam exalando mau cheiro, estão presentes em seus sapatos. Sabe aquele hábito de “arejar” da sua vó e mãe? Herde esse hábito: é para o seu bem. Deixe os sapatos ventilarem.

Evite materiais amigos do chulé

Sapatos e meias que não permitem a transpiração dos pés são um convite ao chulé. Evite meias que não sejam de puro algodão (tecidos sintéticos) e calçados feitos de plástico.

Evitar umidade

Não calce sapatos ou tênis úmidos, muito menos meias que não tenham secado completamente. Precisa se vestir rápido depois do banho? Seque bem os pés entre os dedinhos – se estiver com um secador à mão, jogue ar nos pés.

Qual a cor? Esta ilusão de ótica vai confundir seu cérebro!

Os signos que vão enfrentar mudanças em abril. Prepare-se!

Talco caseiro contra o chulé

O talco em pó é muito eficaz contra o chulé. Ele deve ser usado após o banho com os pés bem secos, no próprio pé e/ou no sapato. Não tem talco? Use amido de milho ou bicarbonato de sódio.

Confira também dicas para se livrar dos odores nos vídeos a seguir:

Essas Dicas são fáceis, simples, baratas e infalíveis para acabar com o mau cheiro dos Pés, Meias, Tênis, sapatos, sandalias, chinelos e etc...Faça essa Rece... Patricia Elias
Neste vídeo vou ensinar 3 dicas bem simples para você tirar de vez o chulé do seu tênis, sapato ou chinelo. Com itens bem simples, que você certamente tem em... Manual do Macho Alpha
Veja 6 dicas de como tirar chulé do tênis rapidamente. Sugestões simples que evitar o mau cheiro. Tudo que você precisa saber sobre evitar chulé.Compare os p... Tênis Certo
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias