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A VIDA É MAIOR QUE TRABALHO

Pensar em trabalho até na folga pode indicar distúrbios

Confira algumas dicas para identificar se você ou algum colega de trabalho possui problemas que o levam a depositar muito tempo de vida apenas no "vício" do trabalho.

Imagem ilustrativa da notícia Pensar em trabalho até na folga pode indicar distúrbios camera Não consegue desligar do trabalho? Isso pode trazer consequências graves. | Shutterstock

Workaholic (ou viciado em trabalho) é aquela pessoa que não consegue se desligar das atividades relacionadas ao emprego ou, ainda, não consegue simplesmente aproveitar um dia de folga sem pensar constantemente no trabalho.

Não raramente, a pessoa que se orgulha de trabalhar 24 horas por dia é vista como alguém inconveniente, solitária, com uma vida pouco agitada e alguém pouco agradável para o convívio social. Além disso, trabalhar e pensar em trabalho de forma constante, até mesmo em períodos de folga, pode indicar sérios distúrbios mentais.

As causas do problema podem estar ligadas à ansiedade, depressão e baixa autoestima, em que se reconhecer como uma pessoa incapaz em muitas atividades ou sem perspectiva de alcançar algum objetivo faz com que a pessoa direcione suas atenções e a necessidade de ter visibilidade para o trabalho, buscando se destacar mesmo que seus colegas nem "se importem" com as tentativas.

Este ciclo, que parece inofensivo, pode trazer consequências: ansiedade, irritabilidade, depressão, mal-estar, preocupação constante, insônia, estresse, taquicardia, aumento da pressão arterial, controle excessivo, planejamento extremo, afastamento do ambiente social e da família ou incapacidade de gerar vínculos afetivos.

Se identificou com algum dos sinais ou reconheceu alguém que parece que não tem vida social e passa o dia trabalhando? O DOL separou alguns itens para você identificar se tem algum problema com o vicio em trabalho:

1- Primeiro a chegar e o último a sair

Isso não é necessariamente ruim. Muitos profissionais se sentem mais produtivos no início do dia, principalmente por ter menos distrações. Agora se você também é aquele que fica para apagar a luz da empresa ou fica atento a tudo que se fala em um grupo de trabalho em aplicativos de mensagens, então pode ter um problema relacionado a insegurança e sentimento constante de incapacidade.

2- Solidão e falta de diversão

Quando foi a última vez que você fez alguma que gosta fora do trabalho? Quando não há um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal seu círculo social desaparece e no fim você fica apenas com colegas e clientes na sua lista de contatos. Nem o dinheiro conquistado servirá para apagar tamanha solidão.

3- Sempre alerta

Está em constante estado de preocupação ou alerta? Fica monitorando o que seus colegas de trabalho fazem? Isso, além de indicar falta de bom senso e respeito ao trabalho alheio, pode desencadear problemas cardiológicos e agravar outros mentais.

A vida é maior que o trabalho

Identificou alguns sinais? É importante tomar uma atitude antes que o trabalho tome conta da sua vida. A ajuda de um psicólogo é o melhor caminho estabelecer o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Lembre-se que ser comprometido com a empresa e importante, mas é fundamental alcançar um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal.

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