plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COSMO

Veja a 1ª imagem do buraco negro no centro da galáxia

O buraco negro supermassivo fica no centro da Via Láctea.

Imagem ilustrativa da notícia Veja a 1ª imagem do buraco negro no centro da galáxia camera Divulgação/Nasa

Nesta quinta-feira (12), foi divulgada a primeira foto de um buraco negro na Via Láctea. A imagem é um importante marco para a ciência.

A imagem do Sagitário A* (o asterisco significa “estrela”), foi feita pelo consórcio internacional Event Horizon Telescope, uma rede que reúne 11 radiotelescópios espalhados pelo mundo.

"Hoje, o telescópio Event Horizon tem o prazer de compartilhar com vocês a primeira imagem direta do gentil gigante no centro da nossa galáxia, Sagitário A*”, afirmou Feryal Ozel, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

O Sagitário A* é um buraco negro supermassivo. Ele tem um diâmetro 18 vezes maior que o Sol e está a cerca de 26 mil anos-luz da Terra.

O Sagitário A* é um buraco negro supermassivo que está a 26 mil anos-luz da Terra.
📷 O Sagitário A* é um buraco negro supermassivo que está a 26 mil anos-luz da Terra. |EVENT HORIZON TELESCOPE

“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse Geoffrey Bower do Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sínica.

A imagem mostra um anel com um formato irregular ao redor de um núcleo de escuridão – a sombra do buraco negro Sagitário A*.

A imagem do Sagitário A* aumentou o conhecimento dos cientistas a respeito do que acontece no centro da nossa galáxia e forneceu novas pistas de como os buracos negros gigantes interagem com seu meio.

O processo para obter a imagem foi bastante complicado. Os pesquisadores precisaram desenvolver novas ferramentas para explicar o movimento do gás em torno do buraco negro ao centro da Via Láctea.

"[É] um pouco como tentar tirar uma fotografia nítida de um cachorro que persegue a sua cauda a toda a velocidade”, disse Chi-kwan Chan, cientista do Event Horizon Telescope.

VEJA TAMBÉM:

Não é o que parece! Fomos enganados por esses alimentos

Você é viciado em pornografia? Faça o teste agora mesmo!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias