plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
PERIGO

Cuidado onde põe a boca! Saiba se beijo transmite cárie

Dentista esclarece questões sobre a cárie, infecção causada por bactérias presentes na boca.

Imagem ilustrativa da notícia Cuidado onde põe a boca! Saiba se beijo transmite cárie camera ( Reprodução )

Desde criança, aprendemos que escovaros dentes é importante para evitar cáries, infecção por bactérias naturalmente presentes na boca e que se acumulam formando placas duras e difíceis de serem removidas nos dentes.

Os principais sintomas da presença de cárie são dor no dente; manchas marrons ou brancas na superfície deles e maior sensibilidade ao comer ou beber algo doce, frio ou quente. Os pacientes também podem notar a gengiva inchada e dolorida e a presença de buracos em um ou mais dentes.

O tratamento costuma ser feito com uma limpeza bucal e restauração dos dentes afetados.

Embora seja provocada por bactérias, as pessoas que beijam outras pessoas podem ficar tranquilas. A doença não é transmitida através do beijo ou pelo compartilhamento de objetos, explica o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro.

Veja também:

Dá-se um jeito: veja posições para fazer sexo "com preguiça"

Pesquisa revela que 80% dos brasileiros já foram infiéis

O profissional informa que as lesões nos dentes ocorrem quando há um desequilíbrio na boca, tornando o ambiente mais ácido em decorrência do metabolismo dos carboidratos da dieta por microrganismos residentes.

“Logo, não é razoável descrever a cárie como uma doença transmissível porque os seres humanos não têm a opção de possuir uma cavidade bucal livre de microrganismos”, afirma.

Além da má higiene bucal, o consumo exagerado de alimentos com açúcar contribui para o acúmulo de bactérias e o desenvolvimento de placas e cáries.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias