Você com certeza já deve ter passado algum momento constrangedor ao sentir aquele odor desagradável de ‘cecê’. Na academia, feira ou ônibus lotado, ele já deve ter “tirado a sua paz” ou respiração. Mas, você sabe por que isso acontece?
Tecnicamente chamado de bromidrose, o cecê é causado por bactérias que decompõem a secreção das glândulas sudoríparas. Quanto maior a quantidade de suor produzida pelo corpo, mais suscetível à bromidrose ele fica e por isso ela é mais frequente no verão.
+ Veja 3 passos para "perder" a barriga até o réveillon
+ Mercúrio retrógado (de novo): veja os signos mais afetados
Isso acontece, na maioria das vezes, com os adolescentes em razão das mudanças corporais típicas dessa fase da vida. Isso porque as glândulas sudoríparas apócrinas atuam principalmente durante a puberdade e, por estarem próximas aos folículos pilosos (onde crescem os pelos), junto do suor também são eliminados ácidos graxos e proteínas, que favorecem a proliferação das bactérias que causam o mau cheiro.
COMO EVITAR
No Pará, algo muito tradicional é o velho banho com limão galego, que tira o ‘pitiú’ e qualquer odor indesejável. Mas, separamos outras dicas de como evitar o cecê. Vamos lá!
1. Tomar banho: a higiene é fundamental e pode ser feita com sabonetes neutros. Dê atenção especial às regiões com mais glândulas apócrinas, como axilas, mamas, virilhas e pés.
2. Secar-se adequadamente: como as bactérias que causam o mau cheiro se proliferam sobretudo em regiões úmidas do corpo, é necessário que após tomar banho você também se seque muito bem, incluindo a região genital, as axilas e entre os dedos dos pés.
3. Aparar pelos ou depilação: os pelos podem favorecer o acúmulo de umidade e, então, a proliferação bacteriana. Neste sentido, um estudo evidenciou que a depilação pode reduzir a bromidrose.
4. Utilizar tecidos leves: ao escolher roupas, dê preferência por tecidos que permitem que o suor da pele seja eliminado, como algodão, linho e tecidos tecnológicos como dry-fit e clima cool.
LEIA TAMBÉM:
Dormir menos deixa as pessoas mais egoístas segundo pesquisa
5. Trocar roupas diariamente: ainda que o tecido seja leve e que você transpire pouco, partículas de suor podem se acumular nos tecidos e favorecer o surgimento do odor. Assim, troque de roupas íntimas diariamente e, sendo possível, troque também as roupas de uso cotidiano .
6. Revezar o uso dos calçados: ao usar um calçado num dia, deixe-o em lugar arejado no dia seguinte e utilize outro par se for possível. Intercalar o uso de calçados diariamente permite que o suor deles seja eliminado, evitando que acumulem mau cheiro e causem o famoso chulé (ou bromidrose plantar). Também opte por calçados que permitem que o suor dos pés sejam eliminados durante o uso e evite meias de material sintético.
7. Reduzir o estresse: ao reduzir a carga estressora, você pode evitar o excesso de transpiração, já que as glândulas sudoríparas são induzidas a produzir mais suor pelo estresse.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar