plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CIENTISTAS ALERTAM!

Perigo! Não tome banho durante tempestades; entenda

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) as pessoas devem ficar o mais longe possível de água corrente durante as chuvas com relâmpagos. Saiba o motivo!

Imagem ilustrativa da notícia Perigo! Não tome banho durante tempestades; entenda camera Reprodução: Internet

O Conselho de vó tem mesmo que ser levado a sério! Quem nunca ouviu que produtos elétricos não podem ficar por muito tempo na tomada? E aquela velha história de não poder tomar banho durante uma tempestade, ainda mais se estiver relampejando? E não é que ela está certa?!

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), as pessoas devem ficar o mais longe possível de água corrente durante as chuvas com relâmpagos. Isso inclui chuveiros, banheiras e até mesmo lavar louças.

LEIA TAMBÉM:

+ Menu com 2 castanhas e aluá custa R$ 700 em restaurante

+ Tem medo? Veja grandes mitos sobre cirurgia plástica

De acordo com o CDC, o raio pode atravessar o encanamento seja de metal ou plástico. Com isso, pode queimar, mutilar ou até mesmo matar uma pessoa. “O risco de um raio atravessar o encanamento pode ser menor com canos de plástico do que com canos de metal. No entanto, é melhor evitar qualquer contato com encanamento e água corrente durante uma tempestade com raios para reduzir o risco de ser atingido”, explicou o órgão.

O CDC também alerta para as pessoas prevenirem: “ficar longe de varandas, não se aproximar de janelas e portas, não se deitar ou encostar em pisos e paredes de concreto” e pediu para evitar “usar algo conectado a uma tomada elétrica, como computadores e telefones de fio.

Apesar de um ataque direto ser mais fatal, a morte por um raio pode ocorrer de várias formas, visto que a corrente pode percorrer o solo e entrar por janelas, encanamentos, fios condutores de eletricidade, entre outros. Dependendo da força e do modo como acontece o choque, a pessoa pode ter lesões na pele, queimaduras, danos cerebrais, musculares e oculares.

Ficar em locais abertos, ou debaixo de árvores também pode ser um perigo iminente em casos de tempestades com raios e trovões. O CDC aconselha que “se não houver abrigos seguros à vista, agache-se em posição de bola: coloque os pés juntos, agache-se, encolha sua cabeça e cubra seus ouvidos”. Entretanto, o órgão afirma que este é o último recurso. Sempre procure primeiro um abrigo seguro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias