Você já reparou como alguns carros possuem pequenas formas circulares ou quadradas em seus para-choques? Certamente já, mas pode ter passado despercebido depois. Essa foi uma dúvida genuína levantada pelo Mega Curioso, que revelou que o motivo desse detalhe existir é muito maior do que apenas por aparências.
Saiba que essas aberturas têm um papel importante na vida dos motoristas: elas são as tampas do olhal de reboque. Ela pode ser visualizada no para-choque traseiro ou no dianteiro dos veículos. A depender do modelo e do ano de produção, pode ser encontrado em ambos.
E MAIS:
Bombeiros alertam para afogamentos: 12 mortes só em janeiro
Informática, moda e gastronomia! Cursos gratuitos em Belém
Se você retirar esses painéis, poderá observar uma porca soldada. Ao puxar para fora, revela-se uma saliência para acoplar cabos ou cordas, possibilitando puxar com segurança um veículo, sem provocar qualquer tipo de dano ao para-choque.
É importante reforçar que os olhais de reboque não têm muita força lateral. Em outras palavras, eles foram projetados para “socorrer” um veículo apenas para seguir em frente e sob condições adequadas para rodar. Por isso, não é a melhor alternativa para reboques de longa distância ou para tirar um veículo de um vala lamacenta.
CURIOSIDADE
O olhal de reboque era muito popular na década de 1980, sendo quase um padrão em carros sofisticados. O motivo foi que os carros importados eram mais baixos ou tinham painéis de carroceria dianteiros próximos do chão, então o olhal de reboque ajudava a não sofrer muitos danos em casos de imprevistos.
Atualmente, a peça é considerada obrigatória nas extremidades dianteira e traseira de todos os carros lançados na Europa, por exemplo. Diferente da América do Norte, onde não existe mais essa obrigação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar