Toda vez que alguém cita o nome do Peru em uma conversa, rodas de amigos ou qualquer outro lugar, uma enxurrada de trocadilhos e piadas toma conta do ambiente. O país, que fica localizado na América do Sul e tem partes da Amazônia em seu território, tem a origem do nome bem interessante.
Para saber mais da história, precisamos destacar que os espanhóis levaram quase 30 anos para descobrir o atual Peru que era terra de indígenas Incas desde que chegaram no novo continente. Os espanhóis ignoravam completamente a existência dos Incas e do seu vasto império ao Sul da América e só foram perceber que se tratava de um novo lugar em 1492 quando começaram a explorar os territórios do caribe.
+ Por que o município marajoara se chama Curralinho?
+ Por que o município mineiro se chama Pará de Minas?
Havia na localidade um chefe indígena que se chamava "Birú". Birú era um cacique que ajudou Pascoal de Andagoya e o seu grupo a explorar a região de Chocos da atual Colômbia, lugar aonde muitos historiadores acreditam que era a terra de origem do líder indígena. A saúde do explorador hispânico começou aos poucos a piorar e ele voltou para a região já vista no atual Panamá, e então conta a outros exploradores que tinha descoberto um lugar cheio de riquezas chamado Birú.
Algo engraçado é que o nome foi mudando com o tempo (como aconteceu com o Brasil). De fato, em várias cartas e documentos se conhece o lugar por Virú, Birú, Berú, o Pirú, e no final se concretizou como Peru, aquela parte descoberta por Pascoal de Andagoya.
COMO FICOU "PERU" EM DEFINITIVO?
O nome do território nasce da confusão primeiramente do chefe-indígena com os espanhóis, que achou que lhe perguntavam o seu nome, e ele naturalmente respondeu “Birú”. Logo depois os espanhóis assumiram que toda aquela região do Sur; que era totalmente desconhecida por eles, se chamava assim Birú.
Como a pronuncia não era nítida para os estrangeiros, de acordo com o tempo, as variações foram se modificando até chegar ao que conhecemos hoje, em definitivo como Peru.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar