No Brasil, o marco inicial dos cabos submarinos remonta a 1857, quando foi inaugurado o primeiro cabo submarino do país. Essa estrutura fazia parte da primeira linha telegráfica brasileira e conectava a Praia da Saúde, no Rio de Janeiro, à cidade de Petrópolis. Ao todo, eram 15 km de cabo submarino em uma linha com extensão total de 50 km.
Em 1874, foi lançado o primeiro cabo submarino totalmente dedicado ao Brasil. Inaugurado por D. Pedro II, ele conectava as cidades de Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Belém. No ano seguinte, foi criada uma linha adicional para ligar Recife, João Pessoa e Natal. Ainda em 1875, Irineu Evangelista de Souza, conhecido como Barão de Mauá, teve participação fundamental na organização e financiamento da instalação do primeiro cabo submarino internacional no país, conectando o Brasil a Portugal por meio da British Eastern Telegraph Company.
Na época (1870-1912), Belém vivia a Belle Époque, marcada pelo esplendor de sua economia, o que lhe permitiu a consolidação de um modelo de sociedade moderna e luxuosa jamais visto novamente.
Nos anos mais recentes, diversos outros cabos submarinos foram lançados para interligar o Brasil a várias partes do mundo. Os principais deles são apresentados na figura acima.
LEIA TAMBÉM:
+ Registro de poeta Mário Andrade enaltece Belém
+ História republicana: rua 15 de novembro marca Belém
+ Conheça algumas das Ruas históricas de Belém
Os cabos submarinos atualmente utilizados no Brasil e no mundo são compostos por fibra óptica, permitindo o transporte de uma ampla gama de informações digitais, como telefone, internet e outros dados. Em geral, possuem diâmetro de 69 mm e pesam cerca de 10 kg por metro. No entanto, em áreas com profundidades maiores, são empregados cabos mais finos e leves. Essas estruturas submarinas conectam todos os continentes, com exceção da Antártida, desempenhando um papel fundamental na comunicação global.
1,4 MILHÕES DE QUILÔMETROS
Os cabos de internet submarinos estão espalhados pelo mundo todo, sendo hoje o principal meio para levar e trazer informações digitais de forma rápida e segura entre diferentes países.
Estimam-se que há cerca de 1,4 milhões de quilômetros de cabos submarinos ativos até o começo do ano de 2023.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar