As baratas são um dos insetos mais comuns que aparecem nos lugares e também um dos que mais causam medo e nojo. Assim, uma das primeiras coisas que as pessoas fazem quando encontram uma é tentar matá-las. E para isso, muitas vezes, usam os pés, sandálias ou qualquer outro objeto. 

No entanto, essa prática pode ser muito perigosa, especialmente se for feita em casa. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para os riscos de matar baratas dentro das residências. Isso porque esses insetos, quando esmagados, soltam de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos, que podem infectar os seres humanos. 

Febre Maculosa: Saiba o que é e quais os sintomas

Inseto que faz xixi pelo ânus é o 1° com “superpropulsão”

Alguns estudos apontam que o inseto aparece associado a contaminação em algumas doenças como tuberculoso, febre tifoide, lepra e outras. 

Qual o jeito certo de matar baratas?

Além de esmagar os insetos com os pés ou sandálias, é comum também usar o inseticida. Mas, a substância também pode ser prejudicial à saúde. Dessa forma, a melhor maneira de se livrar das baratas é tentar capturá-las e matá-las fora de casa.

Confira outras dicas

  • Usar água quente;
  • Álcool em gel;
  • Usar detergente líquido (lava-louças);
  • Armadilhas com veneno;
  • Usar gel específico para essa finalidade.

Como evitar baratas?

Por serem insetos, as baratas gostam de lugares mofentos, sujos e com restos de alimentos, elas conseguem perceber por meio das antenas o local em que tem comida e se espalham rapidamente.

Por isso, é importante manter a casa ou qualquer outro lugar bem limpo, sem restos de comida e mau cheiro. 

Baratas podem soltar bactérias que prejudicam a saúde Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS