Pequeno e aparentemente inofensivo, o Potó é um besouro que costuma aparecer nos lares durante o verão, principalmente na região Nordeste do Brasil. Perigoso, este inseto pode surgir nas cores vermelha e preta, e causar queimaduras de até segundo grau.

Número de queimados cresce 12% no Pará

Os ataques do inseto ocorrem geralmente durante a noite, quando as pessoas estão dormindo. As queimaduras afetam principalmente as partes do corpo que ficam descobertas durante o sono.

O inseto espalha uma toxina presente em seu sangue, ela é a responsável pelas lesões na pele.
📷 O inseto espalha uma toxina presente em seu sangue, ela é a responsável pelas lesões na pele. |Reprodução

Para evitá-lo, uma das primeiras medidas é trocar lâmpadas brancas por lâmpadas amarelas, já que a luz intensa atrai estes insetos, que procuram fontes de calor.

Os populares costumam dizer que a queimadura do Potó é causada pela urina do inseto. No entanto, o que o besouro realmente faz é espalhar uma toxina presente em seu sangue. Ela é a responsável pelas lesões na pele.

Fui queimado e agora?

A primeira medida a se tomar após sofrer a queimadura de Potó é  lavar o ferimento com água e sabão, e posteriormente fazer o uso de uma compressa com água fria. Assim como em qualquer queimadura, é importante evitar pegar sol no local.

Não utilize métodos caseiros na lesão, como pasta de dente e maisena. Esses produtos podem atrapalhar a cicatrização e infecionar o ferimento.

O ideal é não atrapalhar o processo de cicatrização natural da pele e nunca fazer uso de um produto sem recomendação médica.

MAIS ACESSADAS