Um estudo realizado pela Universidade do Sul da Austrália concluiu que crianças que praticam atividades como esportes, são mais felizes e saudáveis do que aquelas que ficam expostas a telas. Segundo os pesquisadores, o bem-estar das crianças aumenta quando elas participam de atividades fora do horário escolar, mas diminui quando passam muito tempo usando as redes sociais ou jogando vídeo games.
Nos dias atuais, as crianças têm acesso a diversos meios de comunicação e muita tecnologia ao seu alcance, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento saudável, já que ficam presos a telas e acabam tendo muitas partes do corpo afetadas, como visão, audição e coordenação motora.
A partir de que idade a criança deve usar desodorante?
Muitos pais têm dúvidas sobre colocar os filhos para praticar esportes, e a idade que mais é indicada. O professor de Educação Física Alan Cristhian explicou os benefícios do esporte na infância.
“São diversos os benefícios que o esporte pode trazer para a vida das crianças, pois, movimentar o corpo traz uma série de vantagens para as nossas crianças, tanto na parte física, quanto na parte mental e social. Uma criança fisicamente ativa tem mais chances de se tornar um adulto ativo. É por meio da prática esportiva regular, que se cria hábitos mais saudáveis nessa fase da vida, assim, se ganha inúmeros benefícios à saúde que vão refletir até na vida adulta”, disse ele.
O professor que dá aula em uma escola infantil de futebol, falou sobre como os alunos conseguem se desenvolver nas aulas.
“Falando especificamente do Futebol, este esporte proporciona inúmeros benefícios às crianças, como: reduzir o risco de doenças provenientes da obesidade, como exemplo a diabetes tipo 2 e a hipertensão arterial, além de doenças cardíacas e outras. Além disso, o futebol promove a socialização, reduzindo os sentimentos de depressão, isolamento e ansiedade, promovendo o bem estar psicológico das crianças”.
Ainda sobre o esporte, Alan Cristhian destacou os inúmeros benefícios que o esporte traz.
“O futebol tem um importante papel no que tange a melhora do desenvolvimento motor das crianças, ou seja, o esporte vai proporcionar a nossas crianças/atletas a melhorar nos aspectos motores com trabalhos coordenativos e fundamentos no qual proporcionam aprendizados que as crianças utilizam no seu dia-a-dia, como: correr, pular, chutar, saltar, passar, entre outros. Não menos importante, o esporte proporciona o aprendizado das regras e o saber competir, incluindo o sentimento de vitória e derrota, e assim, saber lidar com isto”.
Já quando se trata de esportes de modo geral, o professor explicou porque colocar as crianças para fazer atividade física.
“Quando falamos de atividade física de modo geral, não mensuramos uma idade ideal para iniciarmos com as práticas, desde que tenha uma especificidade para tal. Hoje a maioria dos pais desejam colocar seus filhos o quanto antes para praticar alguma modalidade esportiva, no futebol varia muito em questão de idade, depende muito da maturação da criança, do desenvolvimento motor que ela herdou, e no qual adquiriu com as tarefas do ambiente em que ela convive, na Pro Soccer aceitamos crianças a partir de 4 anos de idade, mas isso não quer dizer que uma criança com idade inferior não pode iniciar a praticar este esporte, tudo passa por uma avaliação do Professor responsável. Por estas razões, o esporte é muito importante na vida das crianças, para que esta tenha uma vida ativa e saudável com o decorrer da idade” Finalizou ele.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar