A higiene íntima deve ser feita com muita atenção para evitar doenças infecciosas e ISTs. A higiene do Pênis para os homens pode ser até um pouco complexa, especialmente após o xixi, já que é comum o ato de somente "balançar" o órgão, mas esse não é o correto.
É preciso se livrar completamente do líquido da uretra e não deixar restos de urina na cueca. Por isso, a forma correta de se limpar depois do xixi deve ser feita apertando levemente desde a base até glande, com cuidado para não machucar.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Xixi na cama: veja os riscos da enurese e como tratá-la
- Urinar no banho faz mal para as mulheres. Saiba porquê
Além disso, é necessário que seja limpo e seco com um lenço umedecido, já que o uso do papel higiênico pode deixar alguns pedaços grudados, com micro-organismos que causam irritação local.
A falta de higiene correta pode causar algumas doenças como a candidíase e até mesmo o câncer. Se você guardar o pênis antes de toda a urina sair, sem sacudir e fazer a limpeza correta, a tendência é que continue o gotejamento.
Quer saber mais sobre saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp.
O líquido acumulado na cueca favorece a proliferação de microrganismos que, além de causar odor desagradável, vão ficar em contato com a pele e podem gerar irritações e até candidíase, uma infecção causada por fungos provocando coceira, ardência e vermelhidão na região íntima.
Há ainda a possibilidade do câncer de pênis ser relacionado a esta falta de higiene correta, apesar de ter como fatores de risco principais as infecções por HPV (vírus que desencadeia verrugas) sem tratamento e a presença crônica de fimose com esmegma (sebo que fica entre o prepúcio e a glande).
FIQUE ATENTO
Sobrar um pouquinho de líquido no canal da uretra é normal, já que ao fim da micção a pressão diminui. Mas você deve ficar atento quando o gotejamento parece ser maior do que o comum já que podem ser indícios de outros problemas urinários como na bexiga, próstata, infecções na uretra e rins.
Para evitar doenças infecciosas, mantenha sempre a região íntima limpa adequadamente e se sentir dores ou irritações não deixe de procurar um médico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar