Ela é temida por muitos. Ocorre uma vez no ano, às vezes no início, outras no meio, no final e em alguns anos ainda cai em outubro, mês lembrado pelo Dia das Bruxas, ou Halloween, que é dia 31. Sim, é a sexta-feira 13. 

Assim como outras superstições como não passar por baixo de escada, quebrar espelho, gato preto, sandália virada e outros, a sexta-feira 13 é cerca de crendices e é associada a maus presságios. 

Mas quando surgiu a sexta-feira 13? 

O surgimento do significado desta data ainda não é certo. Na mitologia nórdica, a sexta-feira 13 é um presságio do caos, já na numerologia, é visto como algo positivos. 

CONTEÚDO RELACIONADO 

Contudo, no cinema a data sempre era remetida a algo ruim, de terror e medo. Com a franquia Sexta-feira 13, onde o assassino Jason caçava as vítimas durante às sextas-feiras 13 e, com isso, este significado ganhou ainda mais força. Os filmes foram inspirados no livro homônimo de Thomas Lawson (907). 

Cristianismo 

No cristianismo, o número 13 é de azar. Essa crença estaria associada a última ceia de Jesus, onde haviam 13 pessoas - incluindo Jesus - e foi a reunião que antecedeu a crucificação de morte dele, que também ocorreu em uma sexta-feira. 

Além disso, acredita-se que o 12 é ligado a perfeição, e o número seguinte seria o oposto. Somado a isso, ainda na Bíblia, no último livro, que Apocalipse, o fim começa no capítulo 13. Outra teoria é que a morte de Abel, que foi morto pelo próprio irmão Caim, em uma sexta-feira 23, e Adão e Eva teriam comido o fruto proibido na data. 

Mitologia Nórdica 

Uma das mais antigas, para a mitologia nórdica, a data é um sinônimo de caos. A crença surgiu a partir de um dos banquetes de Odin. Nesta reunião em questão, o deus estava com 12 convidados, enquanto que Loki, deus da trapaça, não havia sido chamado e com raiva, foi até o local e matou um dos convidados. Assim, para o povo, um encontro com 13 pessoas jamais terminaria bem e o número 13 passou a ser um presságio do caos. 

Quer mais conteúdos sobre Curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Romanos 

Para os romanos o número 12 é o mais perfeito porque representa os signos do zodíaco, os deuses do Olimpo e as constelações. Já o 13 "quebra a perfeição" e a sexta-feira era o dia das execuções de condenados nas cidades. 

Numerologia - estabilidade

Diferente de todos os outros, na numerologia, o 13 é reconhecido de forma positiva. De acordo com eles, o 1 é um símbolo de independência e coragem, já o 3 é o otimismo e entusiasmo. Assim, a "união" dos números significa mais estabilidade e sonhos realizados. 

Data é marcada por coisas negativas Foto: Freepik

MAIS ACESSADAS