“Lágrimas de crocodilo” é uma expressão idiomática da língua portuguesa, utilizada no sentido de “choro fingido”, ou seja, alguém que finge estar chorando. Dizer que determinada pessoa está chorando "lágrimas de crocodilo", significa que está fingindo um sentimento de tristeza.
O que muitos não sabem é que a origem da expressão é mais antiga do que se imagina. A frase tem registros desde o Egito antigo. Segundo escritos de Plínio, o Velho, do século 1, crocodilos que ficavam às margens do rio Nilo exibindo seus olhos lacrimejantes, dando a impressão de que choravam, para atrair suas vítimas.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Você consegue encontrar o peixe na imagem em 5 segundos?
- Sexta-feira 13: entenda a origem da superstição com a data
- Faz mal comer alimentos que estão "um pouco" vencidos?
Para isso, precisam abrir muito a boca, fazendo com que a sua mandíbula comprima as glândulas lacrimais, fazendo-o lacrimejar. Assim, o crocodilo parece chorar sempre que está devorando a sua caça. Neste sentido, as lágrimas são mecânicas, ou seja, com total ausência de emoções ou sentimentos.
Quer mais conteúdos sobre Curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
No entanto, o fato científico sobre as lágrimas de crocodilo é um pouco mais complicado do que você imagina: enquanto os crocodilos podem e produzem lágrimas, a ciência revelou que não é por emoção, mas como uma maneira de manter os olhos úmidos, principalmente quando os répteis gigantescos estão em terra seca por um período de tempo bastante prolongado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar