Ao longo dos tempos, a vestimenta preta associada ao luto era uma tradição profundamente enraizada em várias culturas, uma prática que hoje pode parecer em desuso, especialmente nas grandes cidades. Mas de onde vem a ideia de que o preto simboliza a morte?
"O preto representando o luto vem do período da Idade Média, do período gótico, pela opressão que a Inquisição impunha", conta a professora de moda Ida Helena Thön.
Contéudos relacionados:
Na Idade Média, a morte era vista como um castigo, um evento obscuro, sombrio e extremamente doloroso devido às torturas impostas e às doenças que assolavam o período.
Quer ver mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Nesse contexto sombrio, o preto se destacou como a escolha para simbolizar a perda e a tristeza. "Os mil anos que duraram este período são conhecidos na História como os 'mil anos de escuridão'", lembra a professora.
É intrigante notar que em algumas culturas asiáticas, o branco é a cor escolhida para representar o luto, em contraste com a tradição ocidental. Nesses lugares, o branco simboliza a palidez dos doentes e dos falecidos, e está relacionado ao cor dos ossos, um fator importante em uma região onde a cremação dos mortos é uma prática tradicional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar