Na forte quentura que castiga a Grande Belém e o Estado do Pará em quase o ano todo, ventiladores são fundamentais para manter o ambiente fresco e com menos calor.
Neste contexto, um problema comum, mas muitas vezes negligenciado, é o acúmulo de sujeira nos ventiladores. O eletrodoméstico sujo pode atrair uma variedade de insetos, criando um problema de saúde e higiene. Por quê?
- Conteúdo relacionado
Ora, insetos são atraídos por áreas onde podem encontrar alimento, água e abrigo. A sujeira acumulada em um ventilador pode fornecer todos os três. Partículas de poeira, pólen e outras sujeiras podem fornecer uma fonte de alimento para muitos tipos de insetos. No clima úmido, isto é potencializado.
Isso porque a umidade que se acumula na sujeira pode fornecer a água necessária para a sobrevivência dos insetos. O próprio ventilador pode fornecer um abrigo, protegendo os insetos de predadores.
O QUE FAZER?
A presença de insetos pode levar a uma série de problemas. Além do desconforto e do medo que muitas pessoas têm de insetos, eles também podem ser portadores de doenças. A melhor maneira de evitar este problema é através da limpeza regular dos ventiladores. Isso não só ajudará a prevenir a atração de insetos, mas também melhorará a eficiência do ventilador e a qualidade do ar no ambiente.
Quer mais notícias sobre saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp.
A limpeza de um ventilador pode ser feita com um pano úmido ou com o uso de um aspirador de pó. Em alguns casos, pode ser necessário desmontar o ventilador para uma limpeza mais profunda.
Às vezes, porém, só isto não basta e os insetos, não apenas no ventilador, se reproduzem, tornam-se pragas e aí não tem receita caseira que dê jeito, afinal torna-se necessário o trabalho de uma dedetizadora profissional para limpar e proteger sua residência.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar