plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
QUE BICHO É ESSE?

Raro e simpático: animal chama atenção pelo tamanho

Conheça o tamanduaí, o menor tamanduá do mundo, que tem apenas 35 cm e é uma espécie fofa e rara.

Imagem ilustrativa da notícia Raro e simpático: animal chama atenção pelo tamanho camera Espécie é fofa e conhecida com fantasma. | Gustavo Fonseca/National Geographic Brasil

O Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil (IPCTB) estava há mais de dois anos em busca de um tamanduaí, a menor espécie de tamanduás do mundo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Após anos de buscas, a equipe do IPCTB finalmente conseguiu encontrar o animal, que mede apenas 35 cm, é uma fofura e raro.

Os tamanduaís tem hábitos noturnos, por isso é tão difícil encontrar um, além de serem solitários e não andarem em bando. Eles costumam ficar nas copas das árvores e preferem as áreas com vegetação fechada. Assim, essa espécie é pouco estudada por pesquisadores.

Espécie é fofa e conhecida com fantasma.
📷 Espécie é fofa e conhecida com fantasma. |Gustavo Fonseca/National Geographic Brasil

Mas, o IPCTB tenta, desde 2005, conhecer mais sobre o tamanduaí e outras espécies de tamanduás do Brasil. Com isso, pesquisadores iniciaram uma busca pelos estados de Pernambuco e Maranhão, em 2006. Logo depois, eles foram para outras áreas, incluindo a região Amazônica.

Tamanduaí tem fama de fantasma
📷 Tamanduaí tem fama de fantasma |Gustavo Fonseca/National Geographic Brasil

Uma das áreas em que os pesquisadores conseguiram encontrar o tamanduá foi na Reserva Biológica do Rio Trombetas, no Pará. No entanto, o processo demorou mais de um ano e os cientistas contaram com a ajuda de ribeirinhos.

Quer saber mais sobre as notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no Whatsapp

Desconhecido, o pequeno tamanduaí tem uma fama de ser fantasma. Poucas pessoas conhecem as características e hábitos desse animal. Assim, na maioria das vezes, ele é confundido com um filhote de tamanduá-mirim.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias