O Instituto de Pesquisa e Conservação de Tamanduás no Brasil (IPCTB) estava há mais de dois anos em busca de um tamanduaí, a menor espécie de tamanduás do mundo.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Vídeo: Orangotango albino é achado em floresta na Indonésia
- Sagui albino é avistado em árvore de condomínio em SC
- Vídeo: tamanduá-bandeira "passeia" em padaria de Goiânia
Após anos de buscas, a equipe do IPCTB finalmente conseguiu encontrar o animal, que mede apenas 35 cm, é uma fofura e raro.
Os tamanduaís tem hábitos noturnos, por isso é tão difícil encontrar um, além de serem solitários e não andarem em bando. Eles costumam ficar nas copas das árvores e preferem as áreas com vegetação fechada. Assim, essa espécie é pouco estudada por pesquisadores.
Mas, o IPCTB tenta, desde 2005, conhecer mais sobre o tamanduaí e outras espécies de tamanduás do Brasil. Com isso, pesquisadores iniciaram uma busca pelos estados de Pernambuco e Maranhão, em 2006. Logo depois, eles foram para outras áreas, incluindo a região Amazônica.
Uma das áreas em que os pesquisadores conseguiram encontrar o tamanduá foi na Reserva Biológica do Rio Trombetas, no Pará. No entanto, o processo demorou mais de um ano e os cientistas contaram com a ajuda de ribeirinhos.
Quer saber mais sobre as notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no Whatsapp
Desconhecido, o pequeno tamanduaí tem uma fama de ser fantasma. Poucas pessoas conhecem as características e hábitos desse animal. Assim, na maioria das vezes, ele é confundido com um filhote de tamanduá-mirim.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar