O Império Romano foi um dos períodos mais significativos da história ocidental, caracterizado por sua expansão territorial, governo centralizado, leis e administração eficazes, além de importantes contribuições para a cultura, arquitetura, engenharia e direito.
Durante seu auge, o Império Romano se estendia por vastas áreas da Europa, Norte da África e Oriente Médio, com Roma servindo como a capital e centro do poder.
Conteúdo Relacionado:
- São Nicolau: conheça a inspiração para a lenda do Papai Noel
- Enzo e Valentina? Veja os nomes de bebês preferidos em 2023
A civilização romana contribuiu muito para áreas como direito, engenharia, arquitetura (com a construção de aquedutos, estradas, o Coliseu e outros monumentos), além de disseminar a cultura greco-romana por toda a região.
Quer mais curiosidades? Entre em nosso canal do WhatsApp
A influência do Império Romano ainda é profundamente sentida nos dias de hoje, desde sistemas legais até idiomas derivados do latim e uma série de práticas culturais que moldaram grande parte do mundo ocidental.
Mas e aí? Será que você é descendente do Império Romano?
- Antigamente, os cidadãos de Roma livres por nascimento ou que estavam livres da escravidão, tinham três nomes: praenomen, nomen e massimon, sendo o primeiro o nome de batismo (Aulo, Ápio, Caio, Décimo, Marco, Públio, Sérvio, Tito).
- As formas de sobrenome envolvia o uso de um nomen (que indicava o nome nobre) e um massimon (apelido adicional ao nome nobre). Cada área diferente de Roma possuía um sobrenome. Geralmente, o sobrenome representava uma característica de uma pessoa, seja ela física ou estado civil.
- Alexandre, o Grande, é um exemplo, apesar dele não ter governado durante o período do Império Romano.
Confira a lista dos 20 sobrenomes mais usados durante o Império Romano:
- Rossi
- Mancini
- Ricci
- Russo
- Luca
- Conti
- Bianchi
- De Angelis
- Proietti
- Romano
- Mariani
- Valentini
- De Santis
- Rosa
- Immobiliare
- Marini
- Moretti
- Esposito
- Bruno
- Marchetti
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar