Assim como em muitos ramos da indústria, a produção de alimentos requer um intenso controle de qualidade que exige, por exemplo, a participação de pessoas dispostas a avaliar, com o próprio paladar, as características de um produto, servindo como provadores, degustadores ou avaliadores alimentares. Este, para muita gente, se trata de um "trabalho dos sonhos", já que a pessoa estará comendo de graça.
É o que 128 paraenses pensaram quando se inscreveram na seleção aberta pelo Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), laboratório vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA), instalado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), em Belém.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Açúcar faz mal quando tem formigas? Descubra os riscos
- Comida requentada faz mal? Veja o que dizem os especialistas
A seleção, que foi aberta no dia 25 de janeiro, teve todas as vagas preenchidas em menos de três dias. Os interessados se candidataram a vagas de avaliadores de chocolate e de cacau. O trabalho consiste em passar por um treinamento para participar da Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) de nibs de cacau e chocolate das regiões produtoras de cacau de várzea no Estado do Pará.
De acordo com o PCT Guamá, a seleção não exigia que as pessoas tivessem qualquer conhecimento prévio. Elas serão treinadas em reuniões semanais, uma vez por semana, no máximo por um período de 50 minutos, durante os próximos meses, até que se tornem avaliadores devidamente treinados.
Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O trabalho dos avaliadores consiste em fazer a análise sensorial, a qual permite identificar e definir parâmetros de qualidade dos alimentos e aceitação comercial.
O CVACBA, responsável pela seleção, atua em áreas como bioprospecção de espécies e controle de qualidade de materiais de origem vegetal, com serviços de atividade residual enzimática, análises de cacau, chocolate e derivados, entre outros. O Centro não informou se os candidatos a avaliadores de chocolate e cacau serão remunerados pelo trabalho.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar