A pitaya ou “fruta do dragão” é uma fruta da família dos cactos nativos das regiões tropicais do México e da América Central. Sua aparência exótica tem atraído vários consumidores e curiosos a experimentá-la.
Ela tem uma casca cheia de “pétalas” e uma polpa suculenta repleta de pequenas sementes pretas. Pode ser encontrada em três cores diferentes: a rosa que tem casca rosa e polpa de coloração quase vermelha, a amarela que tem casca amarela e polpa branca e a branca que tem casca rosa e polpa branca.
Conteúdos relacionados:
- BBB24: Entenda porque não se deve lavar o frango na pia
- Stanley confirma chumbo em copos térmicos. Qual o risco?
- Café "engana" o cérebro e pode viciar; qual limite por dia?
A aparência da pitaya é sem dúvidas um importante fator para seu consumo, mas podemos provar com ajuda da ciência que ela tem muitos outros benefícios para você querer consumi-la.
Quer ler mais conteúdos curiosos? Acesse nosso canal no Whatsapp
10 benefícios da pitaya
1-Auxílio na perda de peso
Um dos principais atrativos da pitaya é auxiliar na perda de peso. Com baixo teor calórico e de carboidratos, a fruta se tornou uma grande aliada em dietas. As fibras presentes ajudam a promover a saciedade e assim o apetite.
Componentes como a betacianina presentes na fruta auxiliam na regulamentação dos níveis de açúcar no sangue, o que diminui picos de fome.
2-Antioxidante
Rica em compostos antioxidantes como polifenóis, vitamina C e na casca ainda se encontra a betalaína, a pitaya serve como um escudo contra os os danos celulares causados pelos radicais livres. Esta proteção celular é essencial na prevenção de doenças crônicas como câncer, diabetes e artrite reumatoide.
3-Beleza e saúde da pele
O alto teor de vitamina C na pitaya contribui para a produção de colágeno, um elemento chave para a elasticidade da pele. Ainda o betacaroteno presente na fruta preserva o colágeno, deixando a pele mais firme e tonificada e atua na proteção contra a radiação solar na pele. O consumo regular desta fruta pode retardar o envelhecimento precoce.
4-Fortificação dos ossos
A pitaya é rico em cálcio, magnésio e fósforo, minerais essenciais para a saúde óssea. Sua ingestão é muito benéfica para indivíduos com osteoporose ou osteopenia, bem como para o desenvolvimento ósseo em crianças.
5-Benefícios digestivos
A pitaya age como prebiótico, favorecendo o equilíbrio da flora intestinal. Ela não apenas melhora o trânsito intestinal, mas também potencializa a ação das bactérias benéficas do intestino, contribuindo para a prevenção do câncer de cólon.
6-Controle da glicemia
Especialmente na sua variedade vermelha, a pitaya demonstrou ser eficaz na regulação dos níveis de açúcar no sangue, graças à presença de fibras e betacianina.
7-Redução do colesterol
A ingestão de pitaya é eficaz na redução dos níveis de colesterol, graças ao seu alto teor de fibras e a presença de compostos como saponinas.
8-Sistema imunológico
Com um perfil rico em vitamina C e antioxidantes, a pitaya pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a capacidade do corpo de combater diversas infecções.
9-Combate a anemia
Rica em ferro, a fruta é uma excelente opção para a manutenção dos níveis saudáveis de hemoglobina e prevenir a anemia.
10-Saúde cardiovascular
Com baixo teor de colesterol e sódio, a pitaya é uma opção saudável para quem quer manter um coração saudável. Alguns estudos sugerem que ela pode ajudar na regulação da pressão arterial.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar