plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADE DE FAMÍLIA

Primos de 1°, 2° e 3° grau não existem; entenda o motivo

Segundo o que diz a lei, não existe primos de 1°, 2° e 3° grau, pois a contagem de parentesco é diferente. Existe os primos de 4°; entenda na matéria

Imagem ilustrativa da notícia Primos de 1°, 2° e 3° grau não existem; entenda o motivo camera De acordo com a contagem feita pela lei, os seus primos são seus parentes de 4° (Imagem ilustrativa) | Foto: Reprodução/Freepik

Certamente, você já deve ser falado ou escutado alguém falar quem tem primos de 1°, 2° ou 3° grau. Acontece que a contagem de parentesco pela lei é feita de outra forma, na qual diz que essa sequência não existe.

Para você entender como funciona a contagem de parentesco, ela é dividida em duas categorias: as que se encaixam no quadro de parentes em linha reta e os parentes que se encaixam no quadro de parentesco da linha colateral.

As pessoas que se enquadram na contagem de parentesco da chamada "linha reta" são: pais, avós, bisavós, filhos, netos, bisnetos, entre outros. Esse grupo está incluído na relação ascendente, quando se refere aos nossos ancestrais, antecessores e antepassados. Ou descendentes, que é quando refere aos nossos sucessores, progênie e porvindouros.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Já os parentes que se enquadram na categoria da chamada "linha colateral" são as pessoas que compartilham um mesmo tronco genealógico, porém essas pessoas não têm uma relação direta de descendência ou ascendência, como por exemplo, irmãos, primos, tios, sobrinhos, entre outros.

Quanto aos parentes em linha colateral, os graus também são calculados pelo número de gerações, contando a partir de um dos parentes até o ascendente comum e descendo até o outro parente.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp!

O que isso quer dizer?

Diante dessa explicação, esteja ciente de que os únicos parentes, consanguíneos, de 1º grau são seus filhos ou seus pais, e os de 2º grau são seus avós, netos ou irmãos. Por tanto, os seus primos sempre serão seus parentes de 4º grau.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias