plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
HÁBITO CURIOSO

Você sabe por que não vemos pombos à noite pela cidade?

Os pombos são aves muito conhecidas nos centros urbanos e costumam estar em parques, praças e ruas. Mas por que será que eles não vistos à noite? Saiba mais!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Você sabe por que não vemos pombos à noite pela cidade? camera Os pombos são aves que possuem uma visão bastante sensível à luz do Sol. | Foto: Divulgação

Os pombos (Columba livia) são aves que vivem com facilidades nas grandes metrópoles. É comum a presença desses animais em praças, parques e nas ruas das cidades. No entanto, é raro ver um pombo durante à noite. Mas por que será?

Segundo o professor e biólogo da FMU, Allan Pscheidt, o fenômeno acontece porque os pombos são aves predominantemente diurnas e dependem da visão para localizar predadores e outras ameaças, além da busca por comida.

“Eles são ativos durante o dia, do nascer ao pôr-do-sol e descansam à noite. Durante o dia, pombos são vistos sempre forrageando, o que significa que estão em busca de comida, como grãos, sementes ou restos de comida jogados no chão ou de lixeiras abertas”, explica Allan.

Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp

Ao entardecer, os pombos voam para seus locais de descanso, os chamados pombais, geralmente situados em áreas elevadas e seguras, como torres de igrejas, beirais de edifícios, árvores ou postes. A escolha desses locais elevados durante a noite visa protegê-los de predadores como gatos, falcões, gaviões e, principalmente, corujas, que são noturnas.

O fato de os pombos serem aves sociais e estarem sempre em grupos, também é um forma de se protegerem de predadores e aumentarem suas chances de reprodução. Diferente de outras aves, os pombos possuem uma visão muito bem adaptada para a luz e por essa razão, também preferem locais abertos e bem iluminados como as praças.

Visão dos pombos

Os olhos dos pombos são ricos em células cone, que são células que respondem à luz brilhante do Sol e são responsáveis pela percepção das cores.

Como outras aves diurnas, eles são tetracromatas (que possuem quatro tipos de cones fotossensíveis em suas retinas), permitindo-lhes perceber uma gama mais ampla de cores do que os seres humanos e outros animais com visão tricromática.

Essa espécie tem a capacidade de enxergar quatro cores: ultravioleta, azul, verde e vermelho. Devido a isso, durante a noite, a falta de luz limita a capacidade de ver claramente, tornando-os muito mais vulneráveis e assim menos ativos para sua segurança.

Ainda de acordo com o especialista, entender o comportamento dos pombos é fundamental para destacar sua importância nos ecossistemas urbanos.

Além de contribuírem para a limpeza das cidades ao consumir restos de comida, essas aves desempenham um papel fundamental na cadeia alimentar urbana, servindo como presas para predadores como falcões e corujas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias