O bem-te-vi (Pitangus Sulphuratus) é uma ave popular no Brasil e em outras partes da América latina. É conhecido por seu canto característico, que lembra as palavras "bem-te-vi", de onde vem seu nome e é facilmente encontrado nas cidades, matas e em locais próximos a ambientes aquáticos, como lagoas e rios.
A ave de cerca de 23 a 28 cm de comprimento, pode alcançar até 40 cm, pesando em torno de 50 a 60 gramas e tem características de plumagem bem chamativas, com dorso marrom, asas e cauda escuras e uma parte inferior amarela brilhante.
Apesar de seu tamanho em relação a outras aves, o bem-te-vi costuma ser bem corajoso, especialmente quando se trata de proteger seu ninho e filhotes, usando estratégias de defesa e enfrentando até grandes predadores, como os gaviões.
Bem-te-vis costuma atacar gaviões
Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
Os bem-te-vis são conhecidos por atacar gaviões diretamente, voando em direção a eles e tentando bicá-los e empurrá-los. Esses ataques são rápidos e ousados, frequentemente acompanhados de vocalizações estridentes como forma de alertar os outros bem-te-vis e aves nas proximidades.
Durante a época de reprodução, essas aves costumam ser ainda mais agressivas, atacando qualquer potencial ameaça, inclusive os gaviões caso se aproximem de seus filhotes.
Como são os ataques?
Geralmente os bem-te-vis costumam atacar por cima, utilizando a vantagem da altura e da surpresa. Eles costuma fazer voos rápidos e precisos, muitas vezes mirando na cabeça ou nas costas do predador.
Apesar da bravura, nem sempre enfrentar gaviões ou outras aves, terminam bem para os bem-te-vis, uma vez que essas pequena aves podem levar a pior, caso estejam solitárias ou despreparadas.
Então, caso seja preciso afugentar um gavião, nada como um som alto de bem-te-vi para por o grande predador para correr, ou melhor, para voar.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar