Nos últimos dias, um vídeo antigo voltou a circular nas redes sociais, mostrando um trágico incidente: a morte de um homem após uma explosão dentro de um elevador.
As imagens, registradas por câmeras de segurança, capturam o momento exato em que a vítima entra no elevador carregando o que parece ser uma bateria de íon-lítio. Pouco depois, o objeto entra em combustão, provocando um incêndio que rapidamente se alastra pelo pequeno espaço. O incidente ocorreu em 8 de outubro de 2021, mas só recentemente ganhou grande repercussão on-line.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Explosão que destruiu condomínio em SP deixou 4 feridos
- Poste pega fogo e preocupa moradores da Marambaia
As imagens das câmeras de segurança do elevador registram a explosão em detalhes, mostrando o homem entrando e, na sequência, o rápido alastramento do fogo. As câmeras do prédio também capturam o momento em que duas pessoas tentam acionar o elevador, mas, ao perceberem o incêndio, se afastam do local em desespero.
Em seguida, funcionários do prédio tentam conter as chamas com extintores, mas o fogo já havia se espalhado por todo o elevador. O corpo da vítima foi encontrado carbonizado após o incêndio ser controlado.
Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
Por que a bateria explodiu?
O motivo exato da explosão ainda não é conhecido, mas baterias de íon-lítio, amplamente utilizadas em dispositivos eletrônicos portáteis, como celulares, e carros elétricos, possuem uma alta densidade de energia, o que as torna altamente inflamáveis em determinadas condições. As principais causas potenciais incluem:
- Descontrole térmico: O calor excessivo pode desencadear uma reação química em cadeia, levando à ignição dos materiais inflamáveis presentes na bateria.
- Curto-circuito: Um curto-circuito interno pode gerar calor intenso rapidamente, desencadeando uma explosão.
- Danos físicos: Perfurações ou impactos externos podem romper as camadas protetoras da bateria, causando curto-circuitos.
- Defeitos de fabricação: Erros na produção podem levar a instabilidades internas, aumentando a probabilidade de falhas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar