A sexta-feira 13 é uma data considerada de má sorte para os supersticiosos, mas sua origem é complexa e envolve uma mistura de história, mitos e superstições. Tens curiosidade para saber mais sobre esse dia? Então, siga a leitura da matéria abaixo e saiba todos os detalhes.
Quando surgiu a sexta-feira 13?
O surgimento do significado da data ainda não é certo. Na mitologia nórdica, a sexta-feira 13 é um presságio do caos, já na numerologia é vista como algo positivo.
O professor Odir Fontoura explica que a primeira menção ao dia é encontrada no final do século XIX em folhetins e jornais. A combinação da sexta-feira, tradicionalmente vista como um dia de azar por várias razões históricas, e o número 13, que também é associado à má sorte, intensifica as superstições.
Cristianismo
Historicamente, a sexta-feira tem uma conotação negativa, associada à morte de Cristo. Essa crença teria relação com a última ceia de Jesus, onde haviam 13 pessoas - incluindo Jesus - e foi a reunião que antecedeu a crucificação de morte, que também ocorreu em uma sexta-feira.
Quer saber mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no Whatsapp
Entre as superstições populares estão evitar passar embaixo de escadas, quebrar espelhos, abrir guarda-chuvas dentro de casa, e temer gatos pretos. Essas crenças possuem raízes em tradições antigas, como a associação do número 13 com desgraças e a visão do preto como sinônimo de trevas.
Amuletos para sorte
Além disso, algumas práticas são vistas como maneiras de atrair sorte ou afastar o azar, como usar amuletos. Entre eles, a ferradura, que segundo a lenda protege contra espíritos malignos; o pé de coelho, associado com bons presságios; e o trevo de quatro folhas, cuja raridade e associações culturais o tornam um símbolo de sorte.
Essas crenças e superstições refletem uma ampla gama de tradições e medos que foram se acumulando ao longo do tempo, transformando a sexta-feira 13 em um dia carregado de significados variados. Qual significado a data tem para você, internauta?
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar