plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ESTUDO

Não é pela água: veja porquê cachorros se sacodem molhados!

Pode parecer só uma sacudida inofensiva, mas há uma rede neural complexa por trás do chacoalhar dos cães

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Não é pela água: veja porquê cachorros se sacodem molhados! camera Este comportamento aparentemente simples tem, na verdade, várias explicações, desde instintos evolutivos até respostas físicas à temperatura e ao desconforto. | Foto: reprodução

Os cachorros adoram se sacudir quando estão molhados. Essa técnica para se secar é compartilhada também por vários outros mamíferos peludos como; ratos, esquilos, leões, tigres, ursos e até gatos.

A chacoalhada não ajuda só a se secar, mas também a remover insetos que possam estar irritando os animais de lugares difíceis de alcançar. Mas o que está por trás das sacudidas, na verdade, é um mecanismo neurológico complexo que os cientistas ainda não conseguiam entender até agora.

O estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Science.

Veja também:

Pesquisadores da Universidade Harvard investigaram o circuito neural que leva os mamíferos a se sacudir examinando esse mesmo comportamento em camundongos molhados. De acordo com os cientistas, para que esse comportamento possa acontecer, uma classe específica de receptores de tato e neurônios que conectam a medula espinhal ao cérebro são ativados.

Gota de água ou de ácido?

A pele dos mamíferos peludos tem mais de 12 tipos de neurônios sensoriais, cada um específico para receber e interpretar sensações diferentes. Um desses tipos de receptores de baixo limiar de fibra-C (a sigla em inglês, e um jeito mais fácil de se referir a eles, é C-LMTRs).

Esses receptores que ficam em volta dos folículos de cabelo são complexos a ponto de distinguir entre uma gota de água, um inseto e o toque de outro animal. Nos humanos, os mesmos receptores servem para sentir toques, como um abraço. Nos outros mamíferos, eles servem para proteção, alertando sobre a presença de algo estranho na pele.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp

Para realizar o experimento, os especialistas aplicaram gotas de óleo de girassol na nuca dos camundongos. Quase todos os animais se sacudiram para se livrar das gotas.

A próxima parte do experimento envolveu alterar geneticamente os camundongos para tirar os genes responsáveis por codificar os receptores C-LMTRs deles. Os animais modificados apresentaram uma redução de 50% nas sacudidas em comparação com os outros que continuavam com os mecanorreceptores.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias