A imagem de um suposto Objeto Voador Não Identificado (OVNI) na Estação das Docas, em Belém, viralizou nesta semana e trouxe diversas discussões entre os internautas sobre o que seria.
Afinal, o que testemunhamos naquela noite eram mesmo alienígenas? A resposta é não. E quem explica essa história é o professor de ciências naturais e coordenador do Clube de Astronomia do Pará, Arthur Pereira Costa.
Para o professor, o fenômeno nada mais é do que uma anormal aproximação entre dois planetas muito visíveis da Terra: Vênus e Saturno.
"Não se trata de um OVNI, mas de uma conjunção: dois planetas estão passando muito perto um do outro no céu. E estamos falando de dois planetas bem claros. Vênus está muito claro e Saturno, apesar de estar muito distante, é um planeta que a gente consegue também ver a olho nu desde que tenha uma boa claridade", esclareceu o magistrado.
O astrônomo falou ainda sobre as aparentes luzes "piscando" incessantemente, o que poderia se tratar de um fenômeno visual provocado pelas próprias nuvens. "Essa ondulação escurecendo e ficando mais clara podem ser apenas nuvens passando. Existem muitas nuvens no céu que a gente não consegue observar. Quando estamos em um local muito claro, a gente não consegue perceber a nebulosidade do céu".
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Além disso, por se tratar de vídeos e fotos feitos com o celular, cujas lentes são pequenas e de menor qualidade, não é possível identificar que se tratam de planetas, mesmo em aparelhos com zoom aumentado e com mais qualidade de imagem.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar