![Isaac Newton previu o fim do mundo para 2060 em uma carta de 1704, baseada em textos bíblicos. Imagem ilustrativa da notícia Carta de Isaac Newton de 1704 prevê quando o mundo vai acabar](https://cdn.dol.com.br/img/Artigo-Destaque/890000/640x360/imagemotimizada-18_00894655_0_-3.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.dol.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F890000%2Fimagemotimizada-18_00894655_0_.jpg%3Fxid%3D3008450&xid=3008450)
O fim dos tempos está chegando! Pelo menos, é o que diz Isaac Newton. Em uma carta escrita em 1704, o matemático, físico, astrônomo, teólogo e autor da lei da gravidade previu o armagedom para 2060.
A previsão do cientista foi baseada em textos bíblicos, narrando a reconstrução do mundo em 35 anos após pragas, guerras e a "ruína das nações perversas".
"Armagedom" é um termo bíblico, como é chamada a batalha entre as forças do bem e do mal do último livro da Bíblia, Apocalipse. Esse texto fala de uma grande catástrofe mundial, em que os maus seriam destruídos e os bons sobreviveriam.
Conteúdo relacionado
- Mitologia Grega: veja a origem dos deuses e suas histórias fascinantes
- Conheça o “peixe-do-juízo-final” e por que ele tem esse nome
- Descobertas recentes dos manuscritos do Mar Morto
A partir daí, Jesus e os santos voltariam à Terra, com o objetivo de estabelecer um reino mundial de paz de mil anos. As datas foram interpretadas pelo estudioso a partir de datas listadas no livro de Daniel.
A interpretação de Newton usa o princípio de "dia-por-ano". Nele, os dias bíblicos representam anos reais equivalentes. Por exemplo, segundo o estudo, o período de corrupção cristã é apontado como a partir de 800 d.C., na fundação do Sacro Império Romano.
A partir daí, são somados 1.260 anos a essa data, que chega em 2060, o que, segundo Newton, seria o ano do fim dos tempos, e de um recomeço divino.
O professor de história da ciência e tecnologia da Universidade King'sCollege, em Londres, explicou que Newton não via diferenças entre a religião e a ciência. O professor afirma que a carta antecipa o início de uma nova era, profecia bíblica na qual os judeus retornariam a Israel e reconstruiriam o Templo antes da segunda vinda de Cristo.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
O fim dos tempos, para Newton, visa "pôr fim às conjecturas precipitadas de homens fantasiosos que frequentemente preveem o tempo do fim e, ao fazer isso, desacreditam as profecias sagradas sempre que suas previsões falham".
Ele também afirmou que o fim do mundo poderia até chegar depois do previsto, mas que não teria motivos para vir mais cedo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar