
O Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), em um estudo, encontrou mais de 6 mil estruturas, ruas e praças na região do Vale Upano, no Equador. A descoberta utilizou a tecnologia LiDAR, que permite mapear estruturas ocultas sob a densa vegetação.
O pesquisador Stephén Rosain, principal autor do estudo publicado na revista científica Science, afirmou que as estruturas estavam organizadas de maneira planejada, em uma área de mais de 6 mil m².
Conteúdo relacionado:
- Estudo revela qual era o cheiro das múmias egípcias
- Carta de Isaac Newton de 1704 prevê quando o mundo vai acabar
- Mitologia Grega: veja a origem dos deuses e suas histórias fascinantes
As cidades teriam sido construídas pelos povos Kilamope e Upano, que habitaram a região entre 500 a.C. e 600 d.C. Essa descoberta muda o entendimento sobre as comunidades pré-hispânicas, que acreditavam-se ser apenas formadas por grupos nômades.
Quer veer mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Não é a primeira vez que indícios de urbanização na Amazônia aparecem. No Mato Grosso, arqueólogos já haviam identificado aldeias circulares organizadas com praças centrais e valas de contenção, sugerindo uma rede conectada de assentamentos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar