plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
DÚVIDAS SOBRE A DESCOBERTA

Farsa? Espécie de mosassauro pode ter tido fósseis alterados

Estudo revela que fósseis de Xenodens calminechari, descritos em 2021, podem ter sido alterados, gerando na comunidade científica dúvidas sobre sua autenticidade e validade

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Farsa? Espécie de mosassauro pode ter tido fósseis alterados camera A espécie, nomeada Xenodens calminechari, foi identificada a partir de fragmentos de mandíbula e quatro dentes encontrados no Marrocos | Reprodução/Web

Uma espécie de mosassauro descrita em 2021 pode ter sido baseada em fósseis modificados. Novas análises indicam que a mandíbula e os dentes atribuídos ao animal podem ter sido alterados, levantando dúvidas sobre a autenticidade da descoberta.

A espécie, nomeada Xenodens calminechari, foi identificada a partir de fragmentos de mandíbula e quatro dentes encontrados em uma mina de fosfato na província de Khouribga, no Marrocos. Os pesquisadores que descreveram o animal destacaram a estrutura dos dentes, semelhantes a uma "lâmina serrilhada", como um traço único da espécie, que teria habitado a região há cerca de 66 milhões de anos.

Conteúdo relacionado:

No entanto, uma equipe liderada pelo pesquisador Henry Sharpe, da Universidade de Alberta, solicitou tomografias computadorizadas para verificar a autenticidade dos fósseis. Segundo o novo estudo, publicado em 16 de dezembro de 2024 na revista The Anatomical Record, há indícios de que os fósseis podem ter sido alterados, o que comprometeria sua validade científica.

Quer mais notícias de curiosidades? acesse o nosso canal no WhatsApp

Caso a fraude seja confirmada, a espécie poderá ser retirada da literatura acadêmica, conforme apontado pelos autores da nova pesquisa.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias