
Uma espécie de mosassauro descrita em 2021 pode ter sido baseada em fósseis modificados. Novas análises indicam que a mandíbula e os dentes atribuídos ao animal podem ter sido alterados, levantando dúvidas sobre a autenticidade da descoberta.
A espécie, nomeada Xenodens calminechari, foi identificada a partir de fragmentos de mandíbula e quatro dentes encontrados em uma mina de fosfato na província de Khouribga, no Marrocos. Os pesquisadores que descreveram o animal destacaram a estrutura dos dentes, semelhantes a uma "lâmina serrilhada", como um traço único da espécie, que teria habitado a região há cerca de 66 milhões de anos.
Conteúdo relacionado:
- Conheça o peixe-morcego com 'lábios' vermelhos
- Estudo revela qual era o cheiro das múmias egípcias
- Carta de Isaac Newton de 1704 prevê quando o mundo vai acabar
No entanto, uma equipe liderada pelo pesquisador Henry Sharpe, da Universidade de Alberta, solicitou tomografias computadorizadas para verificar a autenticidade dos fósseis. Segundo o novo estudo, publicado em 16 de dezembro de 2024 na revista The Anatomical Record, há indícios de que os fósseis podem ter sido alterados, o que comprometeria sua validade científica.
Quer mais notícias de curiosidades? acesse o nosso canal no WhatsApp
Caso a fraude seja confirmada, a espécie poderá ser retirada da literatura acadêmica, conforme apontado pelos autores da nova pesquisa.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar