plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAIS DE 2 MIL ANOS

Antes de Cristo: "Cemitério" com tumba rara de gladiador é achado na Itália

Arqueólogos descobrem necrópole romana em Liternum, revelando práticas funerárias do século 1 a.C. e novos dados sobre a história da colônia.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Antes de Cristo: "Cemitério" com tumba rara de gladiador é achado na Itália camera A necrópole ocupa uma área de mais de 150 metros quadrados. | (Divulgação/Superintendência da Área Metropolitana de Nápoles)

Estudar a evolução do ser-humano e a vivência em outras eras desperta a curiosidade de muitos cientistas e pessoas que se interessam por história. Por isso, escavações em civilizações antigas ajudam a desvendar grandes mistérios.

Arqueólogos que trabalham em Liternum, antiga colônia romana localizada na atual Giugliano, na região da Campânia, anunciaram a descoberta de uma necrópole datada entre o final do século 1 a.C. e o século 3 d.C. O projeto de escavação, supervisionado pela Superintendência da Área Metropolitana de Nápoles, busca ampliar o conhecimento sobre as práticas funerárias e a estrutura da colônia na Antiguidade.

A necrópole, situada dentro do Fórum e do anfiteatro de Liternum, ocupa uma área de mais de 150 metros quadrados. Entre as descobertas mais notáveis estão dois recintos funerários parcialmente preservados, cujas paredes de gesso branco são decoradas com detalhes vermelhos. Os recintos são divididos por um profundo poço de alvenaria, possivelmente ligado a antigos rituais de culto. Um dos espaços é dominado por um mausoléu construído em opus reticulatum, com blocos de tufo cinza e nichos para urnas cinerárias.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Diversidade de práticas funerárias

As escavações, conduzidas pela Dra. Simona Formola, revelaram mais de vinte sepulturas ao redor dos recintos. Os arqueólogos identificaram diferentes tipos de tómulos, incluindo as chamadas tumbas "capuccino", feitas com telhas dispostas em forma triangular; sepulturas "enchytrismos", onde restos humanos eram colocados em grandes jarras de terracota; e tumbas de tijolos em forma de caixa.

Entre os objetos encontrados junto aos sepultamentos estão moedas, lamparinas a óleo e vasos de cerâmica, que fornecem pistas sobre a vida cotidiana e as tradições da época.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp

Inscrição rara de gladiador

De acordo com o portal Archaeology News, um dos achados mais significativos foi uma inscrição funerária de mármore bem preservada, dedicada a um gladiador. Descobertas como essa são raras e indicam que Liternum pode ter sido lar de lutadores da arena após suas carreiras.

"O território de Giugliano está vivendo um momento especialmente frutífero para a pesquisa arqueológica. Primeiro, tivemos a descoberta do Túmulo de Cérbero, e agora esta necrópole, cuja conservação das paredes e sepulturas contribui significativamente para nosso conhecimento sobre a história de Liternum", declarou o superintendente Mariano Nuzzo.

Assim, as recentes descobertas levantam novas hipóteses sobre a rota da Via Domitiana, que ligava Roma ao sul da Itália. A disposição das sepulturas sugere que elas estavam originalmente alinhadas ao longo da estrada, fornecendo novos dados sobre a organização urbana da colônia romana.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias