plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
IMPÉRIO NOVO

Arqueólogos encontram parte superior de estátua de Ramsés II no Egito

Descoberta da parte superior da estátua de Ramsés II em Minya, Egito, revela hieróglifos e contribui para o estudo da egiptologia e do legado do faraó.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Arqueólogos encontram parte superior de estátua de Ramsés II no Egito camera O bloco de calcário, com aproximadamente 3,8 metros de altura, retrata Ramsés II sentado, usando uma coroa dupla e um adorno de cabeça com uma cobra real. | Reprodução/X

Uma missão arqueológica composta por pesquisadores egípcios e norte-americanos encontrou a parte superior de uma estátua do faraó Ramsés II durante escavações no sul da cidade egípcia de Minya. O achado foi divulgado pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito em 4 de março de 2024.

Descoberta arqueológica no Egito

O bloco de calcário, com aproximadamente 3,8 metros de altura, retrata Ramsés II sentado, usando uma coroa dupla e um adorno de cabeça com uma cobra real. Segundo Bassem Jihad, chefe da equipe egípcia da missão, a parte superior da coluna traseira da estátua contém hieróglifos que fazem referência ao faraó.

Como era  Ramsés II
📷 Como era Ramsés II |Reprodução

Conteúdo relacionado:

Pesquisadores confirmaram que essa parte se conecta à parte inferior da estátua, descoberta pelo arqueólogo alemão Gunther Roeder em 1930, durante escavações na cidade de Hermópolis Magna, também conhecida como Ashmunein. Com ambas as partes reunidas, a estátua atinge sete metros de altura.

Importância da descoberta para a egiptologia

De acordo com Salima Ikram, professora de egiptologia da Universidade Americana do Cairo, a estátua contribui para o estudo do extenso registro de representações de Ramsés II, um dos faraós mais influentes do Egito Antigo. A pesquisa ajuda a compreender variações estilísticas ao longo do reinado do monarca.

Os arqueólogos estavam em busca de vestígios de um complexo religioso do período final do Império Novo. Segundo Adel Okasha, oficial de antiguidades que supervisionou a escavação, o achado da estátua indica que as escavações estão sendo conduzidas no local correto.

Quer mais notícias de curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Histórico das escavações em Ashmunein

Ashmunein, conhecida como Cidade dos Oito, recebeu expedições arqueológicas alemãs entre 1929 e 1939. Além da estátua de Ramsés II, foram descobertas estruturas pertencentes ao templo de Thoth, divindade venerada na região.

Atualmente, a equipe de pesquisadores trabalha na reconstrução da estátua para aproximá-la de sua aparência original. Novas descobertas são esperadas na região, ampliando o conhecimento sobre a história do Egito Antigo.

Ramsés II e seu legado

Ramsés II, conhecido como Ramsés, o Grande, governou o Egito por um dos períodos mais longos do Império Novo, antes da ocupação romana. Sua administração foi marcada por expansões territoriais e construções monumentais, como os templos de Abu Simbel e Karnak.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias