plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DESCOBERTAS

Você sabe quem foi o primeiro faraó do Egito?

Alguns estudiosos afirmam que esse faraó veio antes mesmo de Cleópatra e Tutancâmon. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Você sabe quem foi o primeiro faraó do Egito? camera Muitas informações desse período se perderam, e muitas lendas dessa época se confundem com fatos. | (Foto: Freepik)

Muitas pessoas estudam as antigas civilizações com o intuito de entender melhor como essas sociedades funcionavam, seu modo de se vestir, de se comportar e outras. No Egito Antigo, muito se sabe sobre algumas grandes figuras que imperavam nessa época, como Cleópatra e Tutancâmon.

Apesar de terem sido grandes líderes, o Egito Antigo durou cerca de 2700 anos e antes deles existiram outros grandes nomes. Mas afinal, quem surgiu antes deles?

Muitas informações desse período se perderam, e muitas lendas dessa época se confundem com fatos. De qualquer forma, a tradição egípcia considera Menés (ou Narmer, em grego) como o primeiro faraó e responsável pela unificação do Egito.

Quer mais notícias curiosas? Acesse nosso canal no WhatsApp

Narmer teria sido o responsável pela unificação do Egito, que até então era dividido em Alto e Baixo, em um só reino, marcando o início do que chamamos na história de período dinástico e da Primeira Dinastia do Egito.

Além da tradição, documentos indicam a existência de Menés, como a Paleta de Narmer, um artefato arqueológico decorativo, que consiste em uma placa de pouco mais de 60 centímetros de altura, com desenhos e escritas, incluindo o nome de Narmer.

Primeiro faraó não é unânime

Apesar da placa, não há como afirmar que de fato Menés tenha sido o primeiro faraó e nem que ele e Narmer sejam a mesma pessoa. Alguns especialistas afirmam que os dois eram a mesma pessoa e que o nome "Menés" pode ter sido um título ou nome de coroação adotado por Narmer após a unificação.

Essa teoria é apoiada pela ideia de que “Menés” pode significar “Aquele que permanece” ou “Aquele que é estabelecido”, um título apropriado para um unificador. Além disso, a falta de evidências arqueológicas diretas sobre Menés pode indicar que ele era conhecido por outro nome durante seu reinado, como Narmer.

Outros pesquisadores defendem que Narmer e Menés foram dois governantes distintos. Nesse caso, Narmer teria iniciado o processo de unificação, enquanto Menés (seu sucessor) teria completado o processo e fundado a Primeira Dinastia. Essa visão é baseada em listas de reis e fragmentos de registros históricos que sugerem uma sequência de governantes no início da Primeira Dinastia.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias