plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FENÔMENO

Saiba como assistir a chuva de meteoros Líridas no Brasil

Prepare-se para a chuva de meteoros Líridas na madrugada de 22 de abril! Veja até 18 meteoros por hora em um espetáculo natural imperdível.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Saiba como assistir a chuva de meteoros Líridas no Brasil camera O fenômeno ocorre anualmente, geralmente no mês de abril, e poderá ser observado com mais intensidade a partir das 2h da madrugada. | Reprodução/ Freepik

Na madrugada da próxima terça-feira (22), o céu pode ganhar um espetáculo natural: a chuva de meteoros Líridas, um dos eventos astronômicos mais esperados do primeiro semestre. O fenômeno ocorre anualmente, geralmente no mês de abril, e poderá ser observado com mais intensidade a partir das 2h da madrugada.

Segundo o Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a atividade das Líridas teve início no dia 14 de abril e seguirá até o dia 30, mas o pico de observação, ou seja, o momento de maior concentração de meteoros será entre a noite de segunda-feira (21) e a madrugada de terça-feira (22). Durante esse intervalo, será possível observar até 18 meteoros por hora cortando o céu.

“Abrindo a estação das chuvas de meteoros de 2025, temos a previsão das Líridas, com pico entre os dias 21 e 22 de abril, onde será possível observar até 18 meteoros por hora”, informou o site a observatório

Conteúdos relacionados:

O que é uma chuva de meteoros?

Para quem n]ao sabe, uma chuva de meteoros acontece quando a Terra cruza uma região do espaço repleta de partículas e fragmentos deixados por cometas ou asteroides. Ao entrarem em contato com a atmosfera terrestre, esses detritos queimam, formando os "rastros de luz" popularmente chamados de estrelas cadentes.

No caso das Líridas, os fragmentos vêm do cometa Thatcher (C/1861 G1), que possui um período orbital de cerca de 415 anos. Os meteoros parecem surgir da direção da constelação de Lira, por isso o nome da chuva.

Como observar o fenômeno

Embora a chuva de meteoros seja mais visível no hemisfério norte, os brasileiros também poderão acompanhar o fenômeno, especialmente em locais com céu limpo e pouca poluição luminosa. A velocidade média de entrada dos meteoros é de aproximadamente 46 km/s.

Para aproveitar melhor o espetáculo, a recomendação é buscar ambientes escuros, com horizonte livre e longe da iluminação urbana, como áreas rurais, praias e parques. Mesmo com a lua em fase minguante e 40% iluminada, o que pode dificultar um pouco a visibilidade, ainda será possível ver os meteoros mais brilhantes.

O Observatório da Unesp orienta a olhar na direção nordeste e procurar a estrela Vega, uma das mais brilhantes do céu. Uma dica para se localizar: fique de costas para o Cruzeiro do Sul, o que facilita encontrar Vega e acompanhar o fenômeno.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Não é necessário nenhum equipamento especial para observar a chuva de meteoros. Basta um pouco de paciência, olhar atento e um local escuro e confortável.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias