
Sentir-se atraído por uma pessoa é absolutamente normal e natural. Apesar disso, muitas coisas estão envolvidas nessa questão, já que não se trata apenas de aspectos orgânicos ou hormonais.
E se eu disse a você que essa situação também está diretamente ligada à gravidade? Essa mesma que estudamos nas aulas de Física do Ensino Médio.
A gravidade é um das quatro forças fundamentais que atuam sobre nós todos os dias e que rege tudo o que acontece no Universo.
Então, para respondê-las, recorremos aos físicos... e a primeira coisa que nos disseram foi que, apesar de sempre ter sido experimentada, explorada desde os tempos antigos e descoberta formalmente no século 17, a gravidade continua sendo um mistério.
"O que gera a gravidade é provavelmente uma das questões mais fundamentais que existem", diz a física teórica Claudia de Rham, do Imperial College London, que estuda justamente essa força.
"E não acho que eu consiga dar uma resposta precisa para isso. O que sabemos, graças a Isaac Newton, é que é uma força que atua à distância e que é um fenômeno de atração entre coisas diferentes", explica ela.
"Diz a lenda que uma maçã caiu em sua cabeça e ele percebeu que isso era resultado da atração gravitacional da Terra, a mesma que governa o movimento do Sistema Solar."
De Rham enfatiza que entender o que estava acontecendo em nosso planeta também significa entender que o que acontece no Universo é "extraordinário":
"E Newton descreveu esse fenômeno por meio da lei da gravitação universal e das leis do movimento que usamos até hoje."
Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
Portanto, embora a gravidade seja talvez a mais intuitiva e familiar das forças fundamentais, ela também continua sendo uma das mais difíceis de explicar: sua verdadeira natureza e origem são um grande enigma na física.
Mas isso não significa que não haja respostas para muitas perguntas, não importa quão triviais elas pareçam.
Somos atraentes?
Segundo a especialista, todos somos atraentes segundo a Física, já que a gravidade é universal. Desse modo, tos estamos atraindo coisas para nós o tempo todo.
Claudia de Rham explica ainda que podemos calcular o quão atraente somos.
"Podemos usar a lei da gravidade de Newton para calcular a atração gravitacional entre quaisquer dois objetos: entre você e a Terra, entre a Terra e a Lua, entre a Lua e o Sol... até mesmo entre dois astronautas no meio do espaço, se quisermos", explica De Rahm.
Ela diz também que esse cálculo pode ser feito entre duas pessoas aqui na Terra.
Supondo que ambas as pessoas pesem 70 quilos e estejam a um metro de distância, a fórmula de Newton conclui que a força gravitacional entre elas seria de aproximadamente 3,27 x 10^-7 Newtons.
Na verdade, é uma força muito pequena, mas não há dúvidas de que há pelo menos um pouquinho de atração entre você e todas as outras pessoas no mundo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar