
Segundo uma pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e pelo pelo jornal “Folha de S.Paulo”, cerca de um em cada dez brasileiros teve o celular roubado ou furtado no período de um ano, entre julho de 2023 e junho de 2024. Diante desse cenário, proteger os aplicativos bancários baixados no celular é mais do que recomendável, se tornando essencial.
Uma pesquisa da Appdome, empresa americana de cibersegurança, mostrou que 82% dos usuários de celular em 12 países, incluindo o Brasil, não confiam plenamente na proteção dos apps de banco. Pensando nisso, especialistas do Instituto de Defesa Cibernética (IDCiber), do Instituto Brasileiro de Segurança Cibernética (Ibsec) e das empresas Akamai e Appdome apontaram cinco medidas práticas para evitar dores de cabeça em caso de perda ou roubo do seu smartphone.
Conteúdos relacionados:
- Conheça o truque do Instagram para saber quem te stalkeia
- Veja 6 novos usos para seu celular antigo guardado em casa
- Quais os principais golpes na internet e como evitar?
Confira 5 truques para proteger os apps de banco:
1. Utilize uma Senha de Bloqueio de Tela
A primeira camada de proteção para seu celular é a senha de bloqueio. Embora muitos já utilizem esse recurso, o ideal é optar por uma senha numérica ou alfanumérica em vez daqueles padrão que conectam pontos na tela. Este método impede que alguém acesse seus aplicativos e dados pessoais com facilidade.
No Android:
- Vá em Configurações > Segurança > Bloqueio de Tela.
- Escolha o tipo de senha (PIN ou senha alfanumérica) e siga as instruções.
No iPhone:
- Acesse Ajustes > Face ID e Código (ou Touch ID e Código).
- Ative um código numérico ou alfanumérico, diferente do código de bloqueio.
2. Crie uma Pasta Segura
Uma ótima forma de proteger seus apps bancários é escondê-los em uma pasta segura, que só pode ser acessada com uma senha adicional. Esse recurso está disponível para dispositivos iOS e alguns modelos de Android, como os da Samsung.
No iPhone:
- Acesse Ajustes > Tempo de Uso > Limite de Apps > Adicionar Limite.
- Defina um código diferente do código de bloqueio.
No Samsung:
- Acesse Configurações > Biometria e Segurança > Pasta Segura.
- Crie a pasta, defina uma senha e adicione os apps desejados.
3. Oculte o App de Banco
Para dificultar ainda mais o acesso aos seus apps bancários, você pode ocultá-los da tela inicial, fazendo com que eles só apareçam ao buscar diretamente no dispositivo.
No Android:
- Vá em Configurações > Tela Inicial > Ocultar Aplicativos.
- Escolha o app para ocultar.
No iPhone:
- Vá em Ajustes > Siri e Busca e desative a opção de mostrar o app na busca.
4. Bloqueio pelo IMEI
Caso seu celular seja roubado ou perdido, bloquear o IMEI (código único do aparelho) com a operadora pode evitar que o criminoso use o dispositivo em redes móveis ou para fraudes bancárias. Guarde o número do IMEI com segurança, anotando-o ao comprar o dispositivo ou consultando no #06#.
Quer receber as maiores novidades tecnológicas na tela do seu celular? Acesse nosso canal no Whatsapp
5. Limpeza Remota dos Dados
Se não houver chances recuperar o celular, apagar os dados remotamente é uma medida extrema, mas eficaz para proteger os aplicativos bancários. Assim, mesmo que o aparelho esteja em mãos erradas, o criminoso não terá acesso as informações.
No iPhone:
- Acesse iCloud.com > Buscar > Todos os Dispositivos > Apagar Dispositivo.
No Android:
- Acesse android.com/find e selecione a opção de limpar o dispositivo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar