plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
GRANDE DESCOBERTA

Arqueólogos afirmam ter achado o túmulo de Jesus em Jerusalém

Segundo os estudiosos, as análises de materiais encontrados no local coincidem com os descritos na Bíblia. Confira!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Arqueólogos afirmam ter achado o túmulo de Jesus em Jerusalém camera A escavação mostrou também uma base circular de mármore sob o atual edículo (pequena estrutura que marca o suposto túmulo de Cristo), o que remete à primeira monumentalização da área, feita no século IV por ordem do imperador Constantino. | (Foto: Reprodução/Pixabay)

Estudiosos têm concentrado esforços para definirem o local exato do túmulo de Jesus. Durante as escavações na Igreja do Santo Sepulcro, local tradicionalmente associado à crucificação e sepultamento de Jesus Cristo, arqueólogos descobriram um local descrito na Bíblia que pode finalmente ter sido identificado.

De acordo com os pesquisadores, a descrição encontrada no Evangelho de João — que fala de um jardim com um túmulo novo próximo ao local da crucificação — coincide com o que foi revelado sob o piso da antiga basílica. Análises de pólen e vestígios botânicos indicaram que, naquele tempo, havia oliveiras e vinhedos, o que reforça o cenário bíblico descrito.

VEJA TAMBÉM

Segundo a arqueóloga Francesca Romana Stasolla, da Universidade La Sapienza, de Roma, os trabalhos começaram após a aprovação de uma renovação histórica da igreja, um esforço conjunto das três autoridades religiosas que administram o local (Ortodoxa, Franciscana e Armênia), interrompido temporariamente devido à celebração de Páscoa.

A escavação mostrou também uma base circular de mármore sob o atual edículo (pequena estrutura que marca o suposto túmulo de Cristo), o que remete à primeira monumentalização da área, feita no século IV por ordem do imperador Constantino. Moedas do mesmo período, além de milhares de fragmentos de cerâmica, ossos de animais e restos alimentares, também foram encontrados, revelando hábitos de peregrinos e religiosos ao longo dos séculos.

Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp

Ademais, o terreno revela sinais de ocupação agrícola antes mesmo da construção da igreja, com evidências de que o espaço servia como campo cultivado entre o Calvário e o túmulo, exatamente como descrito na Bíblia.

Apesar de a arqueologia não ter comprovado de fato que o túmulo tenha pertencido a Jesus, Stasolla destaca que a fé de milhões de pessoas ao longo dos séculos foi o que preservou o local. “O verdadeiro tesouro que estamos revelando é a história das pessoas que, por meio de sua fé, transformaram esse lugar no que ele é”, afirmou ao The Mirror.

A equipe italiana, que trabalha em turnos com 10 a 12 pessoas em Jerusalém, espera retomar as escavações nos próximos meses. As descobertas poderão, no futuro, compor uma reconstrução multimídia completa do local, unindo história, ciência e espiritualidade em um dos pontos mais sagrados do cristianismo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias